O arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha é constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. Distante cerca de 550 quilômetros de Recife, Pernambuco, Estado ao qual pertence, o arquipélago possui uma área de 26 km2. A ilha principal, cujo nome é o mesmo do arquipélago, representa cerca de 90% da área total.
Uma das diversas praias e baías do arquipélago, a Baía do Sancho, é considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Localizada entre o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Golfinhos, encanta pela sua areia clara, água transparente e o colorido dos bancos de corais.
Existem duas maneiras de chegar a este paraíso, uma por terra e outra por mar. O acesso por terra é um pouco complicado, mas a sua dificuldade ajuda na preservação da flora do local. O acesso terrestre é feito através do mirante, onde só é possível passar através de uma fenda entre as rochas, por uma escada com cerca de 40 metros. A recompensa vem através da magnífica vista do penhasco que dá acesso à praia.
Pelo mar o acesso é feito através de passeios de barco, que saem da Praia do Porto. O passeio é fantástico, pois além de estar próximo dos golfinhos, que acompanham os barcos em suas trajetórias, é uma forma de conhecer algumas das outras ilhas do arquipélago durante o percurso. A praia é uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho. Os barcos costumam ficar atracados por volta de 40 minutos para mergulho. A praia geralmente está deserta e é considerada um dos melhores pontos do país para a prática de mergulho livre.
Fique atento ao período de sua viagem, pois os meses de março a julho são os mais chuvosos. Já os meses de janeiro a março são considerados os mais quentes. Entre os meses de janeiro a junho, acontece a desova das tartarugas marinhas e por isto as visitas passam a ser controladas, sendo interditadas diariamente das 18h às 6h.
Para visitar o arquipélago é preciso pagar uma taxa de permanência. O valor varia de acordo com o período da sua estada. Guarde o recibo, pois é necessário apresentá-lo na saída da ilha. Quem permanecer na ilha mais tempo do que o declarado é obrigado a pagar uma multa. Também fique atento à capacidade de visitantes de Fernando de Noronha que possui um limite diário de 700 turistas. Leve dinheiro em espécie, pois existe apenas uma agência bancária no local e a maioria dos estabelecimentos não aceita cartão de crédito.
O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um destino turístico caro. O valor médio da diária das pousadas mais simples é de R$ 180. Uma passagem de Porto Alegre para Fernando de Noronha, custa em média R$ 1.200 por trecho (preços pesquisados em 09.01.12). Mas acredite, o alto custo da viagem é compensado pela exuberância de Fernando de Noronha.

