
A Secretaria de Educação de Arroio do Meio, por meio da sua equipe gestora, liderada pela secretária Naiara Regina Tres, está trabalhando desde o começo do ano em um programa de médio e longo prazo e que deverá ter continuidade pelo menos nos próximos anos com um propósito de transformar conceitos de educação, frente a novas realidades, impostas inclusive pelos acontecimentos da história recente que deixaram marcas nos processos de aprendizagem no pós-pandemia, bem como os eventos climáticos que abalaram estruturas físicas, emocionais e psicológicas.
Implantar uma educação inovadora, com talentos em movimento, precisa necessariamente um propósito e uma motivação para alcançar o maior engajamento possível por parte de toda a comunidade escolar que envolve pais, alunos, professores, gestores e poder público. Em visita à Redação do Jornal, as gestoras Naiara Tres e Mara Betina Forneck reforçaram que o programa tem assessoria técnica de especialistas em educação, como é o caso do Sebrae. Na implantação do programa estratégico, a assessoria será através do CEO Paulo Renato Ardenghi, que foi fundador do Wise Innovation cuja empresa passou a se chamar em 2025 de GOVUP. Ele foi uma das presenças no lançamento, explicou as estratégias e elogiou o prefeito Sidnei Eckert pela adesão.
Para as professoras e gestoras educacionais Naiara Tres e Mara Forneck, o projeto que foi apresentado para professores e profissionais da educação, na presença de autoridades, na noite de terça-feira no salão da Comunidade Católica em clima solene, – vinha sendo planejado, organizado, pensado, de forma muito aberta, incluindo escuta de professores da rede. No âmbito territorial, segue preceitos da cultura local, jeitos de fazer educação próprios, mas propõe e agrega modelos de transformação, valorizando a tecnologia, sem deixar de lado valores como a autoestima, o pertencimento, o encantamento, a esperança. A professora e secretária de Educação Naiara Tres acredita que o projeto dará mais personalidade e identidade para a educação municipal. Este mote transformador, segundo ela, se faz ainda mais importante depois das tragédias climáticas pelas quais passou o município. “Oferecer e trabalhar estes conceitos de acolhimento, esperança para as crianças, adolescentes e jovens, com a grande rede de apoio que passa pelo preparo e treinamento constante de professores e profissionais da educação tem por objetivo formar e preparar as próximas gerações para transformar o município.” Esta visão, segundo Naiara e Mara, não se limita apenas às escolas municipais, mas também considera fundamental a conectividade com a rede pública estadual e particular, cada uma, dentro das suas responsabilidades.
MISSÃO – São quatro pontos que serão trabalhados para a transformação e implantação do projeto. 1. Elevar os indicadores de aprendizagem. 2. Valorizar e engajar os profissionais de educação. 3.Transformar as escolas em espaços vivos de aprendizado. 4. Construir ecossistemas de talentos (mais informações na contracapa).
Dia Municipal de Lideranças
Circula na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio uma proposta para instituir o Dia Municipal de Liderança Comunitária, por iniciativa do vereador Vanderlei Majolo (PP, com o propósito de valorizar as centenas de líderes que fizeram/fazem trabalho voluntário no município e nesta sequência, motivar o engajamento de novos líderes. Em muitas entidades há uma carência de líderes, sendo que os mais jovens não se interessam, mas em outras, há uma adesão elogiável, o que faz com que atividades como futebol, escolas, clubes de mães, apostolados de oração, clubes de serviço como Rotary, clubes de jovens, grupos culturais, consigam desenvolver ações de grande repercussão. O vereador propôs que pudesse ser uma proposta coletiva do Legislativo, e depois de instituída a data, promover uma programação festiva reunindo este voluntariado, com homenagens ou outra forma de destaque.
Atualmente, o Dia do Líder Comunitário Nacional é comemorado em 5 de maio, instituído e estabelecido pela lei federal de número 11.287/2006, com o objetivo de reconhecer a importância destas pessoas nas comunidades.
PROPOSTA POSITIVA – Como jornal comunitário, em nossas áreas de atuação temos testemunhado ao longo dos anos que apesar de dificuldades ocasionais para encontrar diretorias dispostas a fazer este trabalho voluntário, a maior parte das festas, dos encontros que oferecem lazer e entretenimento (práticas esportivas, almoços, jantares, bailes…) são promoções que partem destas entidades. É uma tradição muito forte aqui em Arroio do Meio, Travesseiro, Capitão, Pouso Novo e estes encontros e integração irradiam benefícios em diversas áreas, mas principalmente para a saúde e bem-estar.