
Por Liniker Duarte
Ocorreu na noite de sexta-feira, dia 4, na Casa do Museu, o lançamento da obra literária ‘Lágrimas no Vale’. O livro é de autoria da escritora Marisete Bronca Conzatti conjuntamente com mais 37 coautores de diversas cidades da região. O momento foi marcado por uma sessão de autógrafos e cerimônia de lançamento. Na ocasião, se fez presente a autora do livro, o prefeito Sidnei Eckert, a vice-prefeita Andréa Lange Barth, o sócio-proprietário da Livraria e Editora Kadernu’s, Carlos Hollmann, e cerca de 50 pessoas da comunidade em geral.
Dando abertura ao evento, a vice-prefeita acolheu a todos os presentes dizendo que é um momento especial para Arroio do Meio e que iniciativas como estas devem se repetir, levando ao surgimento de mais interessados pela escrita. O prefeito Sidnei observou tudo o que esta região já passou e ainda está passando, citando que o que foi construído, batalhado e vivido uma vez, agora fica apenas na lembrança, na memória e na história. Para ele, este lançamento está cheio de significados, que com estas histórias relatadas pelos coautores, as pessoas possam saber o que aconteceu naquela fatídica noite da catástrofe. Também cita a importância de como cada ser humano enfrenta a dor de alguma perda em particular, seja ela material, pessoal, etc… Pois logo ali na frente o município pode ter novos espaços, belos parques para desfrutar de novas experiências de vida e de novas memórias afetivas.
A escritora Marisete fez um resgate de algumas histórias relatadas no livro anterior, ‘A Noite que Mudou Nossos Dias’, e comenta sobre a ligação que a obra anterior tem com a atual, ‘Lágrimas no Vale’. Segundo ela, será preciso escrever muito mais sobre o evento climático, pois ainda existem muitas histórias de vida para serem contadas e que não podem ser esquecidas. Após a fala da escritora, houve espaço para que o jovem arroio-meense Alan Diego Stevens explicasse um pouco sobre o processo de criação de um livro e também apresentou à comunidade os títulos que já foram lançados pela editora.
O escritor e compositor Wanderley Xumby também fez uma homenagem aos escritores e a todo o Vale do Taquari, com a exibição de um videoclipe cuja letra da canção relembra o catastrófico episódio, onde resgata valores como coragem, empatia, gratidão e resiliência.
Ao fim do evento, todos os coautores arroio-meenses foram convidados para a frente da plateia, onde puderam relatar qual o significado de sua história registrada na obra. Dentre os coautores, sete são arroio-meenses. Os escritores são: Carla Helena Gräff Scherer, Regina Elisabete da Silva, Rafaela Gaio Dorigon, Lourdes Maria Gasparotto Rizzi, Isoldi Roloff, Oreno Ardêmio Heineck e Wanderley Xumby Theves.




