A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Arlindo Back (EMAB), de Forqueta, está vivendo uma experiência enriquecedora e internacional. Os alunos do 3º e 4º ano escreveram cartas em alemão destinadas a estudantes da escola Rottmannschule, situada no município de Simmern/Hunsrück, na Alemanha. A cidade fica próxima a Boppard.
A iniciativa surgiu durante a Semana da Língua Alemã, em junho, a partir de uma proposta apresentada por Rafael Gessinger, representante da comissão do Bicentenário da Imigração Alemã. A atividade foi coordenada pela professora Leda Márcia Fischer, responsável pelo ensino da Língua Alemã na escola. A proposta fortalece os laços históricos entre Brasil e Alemanha, especialmente em uma região com forte influência da imigração germânica.
“Essa troca foi facilitada porque eu já conheço a professora da escola alemã, a Frau Oesep. Nos encontramos anteriormente aqui no Brasil e mantivemos contato. Em janeiro deste ano, durante uma bolsa de estudos que ganhei do Instituto Goethe, tive a oportunidade de visitá-la pessoalmente”, conta.
As cartas foram escritas durante as aulas, com os alunos se apresentando, escrevendo seus nomes, idades, local de residência, comidas favoritas e passatempos. Todo o material foi reunido em um único envelope, para facilitar o envio e reduzir os custos postais. A expectativa é de que os estudantes alemães recebam as cartas ao retornarem das férias escolares de verão, previsto para a metade de agosto. “A ideia é que as correspondências estejam esperando por eles como uma surpresa na escola e que, então, possam escrever as respostas aos nossos alunos. Imaginamos que teremos as cartas de retorno em meados de setembro”, explicou a professora.
Além dessa iniciativa, a escola Arlindo Back mantém uma tradição ativa no ensino do idioma. Participa regularmente de concursos de leitura, culinária e outras atividades promovidas por instituições como o Instituto Goethe. “Acreditamos que o ensino de alemão vem ganhando cada vez mais espaço, pois abre portas no turismo, no mercado de trabalho e fortalece vínculos culturais importantes”, finaliza.