Por Daiane Laís Kalsing

A segurança pública de Arroio do Meio ganhará em breve um novo capítulo com a construção do quartel da 3ª Companhia do 22º Batalhão de Polícia Militar, um marco para fortalecer a presença da Brigada Militar no município. À frente da unidade, a capitã Roxane de Deus Lopes destaca que a nova estrutura não apenas trará melhores condições de trabalho para a tropa, mas também reforçará o compromisso com a comunidade.
Desde a enchente de 2023, a Brigada Militar está sem sede própria no município. O quartel está instalado de forma provisória na Casa Pastoral da Comunidade Luterana São Paulo. Local que, mesmo improvisado, busca atender à população da melhor forma. Para isso, a BM realiza constantemente ações de prevenção e combate à criminalidade. Estas ações, segundo a capitã, vêm sendo intensificadas para garantir mais tranquilidade e proteção aos arroio-meenses.
No comando da 3ª Cia do 22º Batalhão de Polícia Militar há quatro meses, a capitã Roxane de Deus Lopes afirma que Arroio do Meio é uma cidade tranquila, porém é preciso tomar alguns cuidados para evitar furtos e outros delitos. “Os índices de criminalidade são baixos em Arroio do Meio, se formos comparar com os dados de outros municípios. Entre as maiores ocorrências atendidas atualmente estão a Maria da Penha e acidentes de trânsito”, destaca.
Neste sentido, a capitã e o tenente Frick Lau alertam para as fofocas relacionadas à criminalidade, que podem propagar o medo na população. “Por isso é importante que a comunidade registre essas ocorrências pois, a partir destas informações podemos intensificar nossas rondas e policiamento em pontos específicos do município”, salienta Frick Lau. Além disso, todas as escolas do município contam com o apoio dos policiais do município. Em um grupo de WhatsApp com as direções das escolas, a BM é informada sobre atitudes suspeitas que podem comprometer a segurança de alunos e professores.
Outro trabalho que vem sendo realizado de forma intensa são as fiscalizações de trânsito em vários pontos do município. Somente no mês de julho, foram fiscalizados 964 veículos. Durante a abordagem são conferidos documentos do condutor, condições do veículo, se possui algum mandado de prisão em aberto, entre outros. Dirigir sem habilitação e embriaguez ao volante lideram as situações passíveis de multa.
União de esforços no combate à criminalidade
A Brigada Militar quer se aproximar ainda mais da população arroio-meense. Para isso, busca um diálogo constante com o poder público, comércio e escolas com o intuito de reforçar seu compromisso com a segurança no município. Uma destas ações é o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizado com alunos dos 5º Anos das três redes de ensino. A formatura dos 300 alunos que participam do projeto neste ano ocorre em dezembro.
Com o intuito de fortalecer a parceria entre as instituições e alinhar estratégias de prevenção de infrações e delitos no comércio local, a Brigada Militar coloca em prática a Operação Comércio Seguro. Na terça-feira, dia 12, na sede da CDL, a capitã Roxane de Deus Lopes e o tenente Frick Lau estiveram reunidos com o presidente e a gerente executiva da entidade, Fábio Bruxel e Raquel Cristina Scheid, respectivamente. Na ocasião foram discutidas ações conjuntas de patrulhamento, canais diretos de comunicação entre lojistas e a BM através do WhatsApp, além de medidas educativas da comunidade e dos comerciantes sobre segurança e boas práticas. A capitã ressalta ainda que um dos objetivos da corporação é de melhorar com o monitoramento na cidade, aumentando o quantitativo e qualidade das câmeras, que hoje estão localizadas em pontos específicos do município.
Contato
A Brigada Militar de Arroio do Meio coloca à disposição da comunidade o número de WhatsApp da guarnição de serviço. Contatos podem ser feitos pelo (51) 99807-8052. Em caso de emergência, a orientação é ligar para este número que funciona 24 horas.