
Evento tradicionalíssimo em Arroio do Meio, a 32ª Feira do Livro começa na próxima terça-feira e movimenta a comunidade escolar por iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura. Centenas de professores, alunos, agentes culturais e artistas se unem neste propósito de apreciar e valorizar um símbolo físico que é o livro e que pode transformar a vida das pessoas pelo conhecimento, sabedoria, criatividade e diversos saberes. Com uma programação bem interessante, o movimento em torno da Feira do Livro, começa e termina na escola, o que significa que há um propósito e objetivo muito claro por parte da Secretaria de Educação, no sentido de valorizar e investir na leitura desde a mais tenra idade. Estão de parabéns a secretária Naiara Tres e sua equipe, professores e demais envolvidos neste propósito de valorizar a leitura. De 2 a 6 de setembro os caminhos nos levam mais uma vez à Praça Flores da Cunha neste grande movimento e experiência em torno das palavras escritas.
Certel começa obras da Usina em outubro
O anúncio do início das obras da Construção da Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Vale do Leite, no rio Forqueta em Pouso Novo é um passo importante para a geração de energia no Vale do Taquari. A confirmação do começo das obras foi feita pela secretária estadual de Meio Ambiente Marjorie Kauffmann, em ato solene na manhã de quarta-feira com a presença de autoridades no CTG Tropilhas da Serra, em Pouso Novo. A usina deve gerar energia limpa para 20 mil pessoas, quando estiver concluída, dentro de um prazo previsto de 18 meses. O investimento previsto é de R$ 85 milhões e em seu pronunciamento, o presidente da Cooperativa, Erineu José Hennemann, disse que toda a energia a ser gerada já está comercializada, o que dá segurança ao projeto. O investimento terá uma importância econômica também para Pouso Novo, que durante o período da construção se beneficiará com o movimento de uma média de 100 trabalhadores e empresas que estarão integradas ao canteiro de obras.
Imove na terceira edição
Foi lançada na segunda-feira à noite a 3ª Imove que acontecerá nos próximos dias 9,10,11 e 12 de outubro. Faltando poucos espaços para a venda de estandes, as expectativas para o evento são muito positivas principalmente em relação à promoção, desenvolvimento de negócios e integração entre expositores e visitantes. A Imove foi realizada pela primeira vez em 2018, com 26 participantes, com a presidência de João Carlos Hilgert, no Clube Esportivo. A segunda edição foi realizada já no CTG, sob a presidência do engenheiro Felipe Kirch, com mais de 50 espaços comercializados e assim como na primeira edição teve o propósito de comercializar e divulgar os potenciais de Arroio do Meio no segmento imobiliário e construção civil. No retrospecto, a evolução da iniciativa é significativa, sendo que na edição deste ano foi ampliada a vitrine de expositores, com um conceito remodelado para multisetorial. Serão 111 ao todo, entre empresas, prestadoras de serviços, empreendedores de agricultura familiar e gastronomia, sob a presidência da arquiteta Juliana Gasparotto. Pelo evento de segunda, com ótima conexão entre organizadores, (Imove, Apreciam, CDL, Acisam, Prefeitura), expositores, patrocinadores (Sicredi, Brasrede, Tintas Nobre, Girando Sol, Valelog), a Feira promete.
Ex-vereador
etarista
Vou manifestar minha decepção com um ex-vereador aqui de Arroio do Meio, que costuma chamar o grande profissional de extensa folha de jornalismo prestada à imprensa nacional de “velho gagá”. A manifestação é pelas redes sociais sendo que não foi uma única vez.
Não posso deixar de dizer que me sinto honrada em poder contar com a participação semanal deste grande jornalista Alexandre Garcia reconhecido no Brasil e Exterior pelo seu conhecimento, pelas inúmeras coberturas que fez pelo mundo a serviço de veículos de comunicação de alcance nacional e internacional pelos quais passou e continua atuando. Com mais de 80 anos de idade, o jornalista Alexandre Garcia, cujas opiniões nem todos são obrigados a gostar ou concordar, mas como estamos na chamada “democracia relativa”, que o ex-vereador certamente defende, venho em nome da democracia na defesa deste profissional. No meu entender ele contribui com sua experiência política, econômica e histórica dos fatos que testemunhou e ainda vivencia, para uma melhor compreensão dos acontecimentos atuais, evitando que muitos de nós sejamos vítimas de narrativas. Ele escreve atualmente para 38 jornais (entre os quais o nosso), faz comentários para 210 rádios. É assíduo na Gazeta do Povo e Revista Oeste do Paraná, além de ter mais de 3 milhões de seguidores no Youtube.
O ex-vereador, ex-líder sindical, agricultor, ex-empresário, que já não é mais nenhum jovem (talvez tenha mais de 70, perto de 80…), denominar alguém de “velho gagá” soa como preconceito, falta de respeito e ETARISMO. Quando tanto se fala contra racismo e preconceitos vindo de uma pessoa que já ocupou cargo público e institucional em nosso município, fica no mínimo deselegante.