
A tradicional Feira do Livro aberta desde terça-feira encerra amanhã. Quem ainda não passeou pelos estandes das livrarias presentes (Ludare, Comam, Kadernus e Papiros) tem a última oportunidade de fazê-lo nesta edição entre hoje e amanhã. Lembrando que o sábado é especialmente interessante para as famílias que gostam de vir ao Centro em dias de programação. Além da Feira, haverá apresentações do Grupo de Dança Helmuth Kuhn, Grupo de Danças Frohsin e CTG Querência do Arroio do Meio, que se apresentam à tarde, a partir das 15h. Antes do encerramento previsto para às 17h, haverá o show de mágica do Mateus Di Macedo. O evento com toda a sua programação paralela teve um bom público com a participação decisiva dos alunos e professores, com orientação e organização da Secretaria de Educação e Cultura.
Mais que ler, entender
É muito bom que se invista no hábito da leitura, do entendimento, do discernimento, ainda mais em tempos atuais, quando há um contingente crescente de pessoas que lêem apenas manchetes e recortes de notícias, ou não sabem discernir e interpretar os fatos em meio a narrativas com interesses mais pessoais que coletivos. Sei que o tempo está cada vez mais curto para acompanhar noticiário, com tantos afazeres.
•••
Sabemos que o cenário local, estadual e nacional não é dos melhores, se comparado ao que já foi (e aí segue uma lista de fatores que no local passam pelas enchentes, desajustes fiscais nos governos em todas as esferas; baixa produtividade, carência de mão de obra, exorbitância de impostos, violência crescente, consumo de drogas, corrupção…), mas temos esperança nesta população jovem que vem por aí… Há muitas famílias que no caminho inverso de valores passageiros, cultivam valores e princípios que edificam, que valorizam o esforço, a disciplina, o estudo, o trabalho, a boa educação. Nossos aplausos a esta gente de boa vontade que cultiva ideais e sonhos.
Ser municipalista e defender negócios locais
Neste espaço muitas vezes defendi o municipalismo porque acredito que a força de um país começa pela autonomia e soberania dos municípios. Como estão os municípios hoje? Qual autonomia terão no futuro? Serão cada vez mais dependentes da instância federal? Manifesto minha preocupação com esta realidade que também é preocupante em Arroio do Meio, onde parece faltar uma reação prática ao “fingir que está tudo bem” e terceirização de responsabilidades. Pelo que se tem visto, o governo municipal está com excesso de demandas e compromissos e está correndo atrás de novos recursos. Mas quando virão? Resolver a situação do núcleo habitacional das casas e consequentemente uma ação de revitalização da área na orla do rio Taquari, para a qual, pelo que se sabe, há recursos federais que fazem parte do projeto original, fariam uma grande diferença, injetando recursos através de serviços agregados a este mega projeto.
Já em relação ao comércio local, sempre é valido lembrar que mais do que nunca, o cidadão que tem por hábito consumir no seu próprio município, fortalece seu desenvolvimento. Vários municípios estão fazendo este movimento. No município de Estrela, por exemplo, foi aprovada uma lei, pela qual os vales de refeição de todos os servidores públicos tem que ser gastos no município.
Linhas de tênis para moda casual
A Crisbel Calçados, localizada no bairro Bela Vista, onde tem seu parque fabril próprio, sem terceirizar fases da produção, está atualmente com 116 funcionários e é exemplo de empresa que está indo muito bem. Com foco na produção e especialização de tênis casuais na linha feminina, infantil e também masculino está com uma grade de vendas praticamente fechada para o segundo semestre. A empresa trabalha para o mercado interno, no modelo Private Label (que envolve desenvolvimento e personalização de modelos para clientes específicos), sendo uma das principais fabricantes de tênis para a Riachuelo e a maior para a rede de Lojas Renner que lidera o mercado de moda no Brasil. Liderada pelo empresário André Schmidt, com longa experiência no setor, conta com o apoio da família na gestão. Num cenário de instabilidade econômica, concorrência de calçados asiáticos, no mercado nacional, as boas vendas da Crisbel são uma boa notícia.