Criado há 25 anos, um grupo formado por professoras aposentadas que atuaram na Escola Estadual Guararapes, mantém vivo o espírito de amizade e companheirismo. Fundado nos anos 2000 pela professora Jussara Cé, o grupo que começou com apenas quatro integrantes hoje reúne 21 professoras, com idade entre 64 e 90 anos, que encontram na convivência uma forma de fortalecer laços e compartilhar momentos de alegria.
As mestres Ivone Dutra, Liane Pretto e Regina Rodrigues estiveram na redação do jornal O Alto Taquari para contar um pouco dessa história marcada por encontros regulares, geralmente mensais, em que a amizade se renova a cada abraço. Cada reunião é registrada em um caderno de presenças, reforçando a simbologia do pertencimento ao grupo.
Nos encontros, as conversas variam entre lembranças da sala de aula, momentos de canto, orações, reflexões, atividades lúdicas e até lágrimas e sorrisos são compartilhados. Mas o grupo também se estende para fora das casas: encontram-se em confeitarias, realizam piqueniques e viagens a pontos turísticos. Nessas ocasiões abrem espaço para que outras pessoas possam se juntar, ampliando ainda mais o espírito de camaradagem. Passeios já foram realizados a Ametista do Sul, Veranópolis, Nova Petrópolis, Termas Romanas de Restinga Seca, Bento Gonçalves, Ivoti, Três Coroas, Guaporé e Casca. A próxima viagem está agendada para Antônio Prado.
Durante a pandemia de Covid-19, elas criaram o “cesto da amizade”, que circulou entre elas, contendo uma mensagem, objetivo e roteiro do cesto; uma plantinha, um mimo artesanal e outros itens a critério e criatividade de cada uma. A recebedora ficava para si o que a ela foi destinado, completava o cesto e passava adiante conforme o roteiro.
Na catástrofe climática de 2023 não hesitaram em se mobilizar. As colegas não atingidas pela água proporcionaram “O Encontro do Abraço”, quando cada abraço de carinho e solidariedade, buscava apoiar e dar forças umas às outras.
Segundo elas, os encontros vão muito além da diversão: são momentos de fortalecimento coletivo, em que o abraço e a convivência reforçam a importância de manter viva a conexão. “Alimentamos a alma e o coração. Lembramos do passado e seguimos cultivando o presente com alegria e amizade, agradecemos e comemoramos a vida”, resumem.
Datas especiais, como o Natal e o Dia do Professor, são momentos de encontros ainda mais marcantes, quando a emoção se soma às celebrações e o grupo se reúne em maior número. Nessas ocasiões, a presença se torna ainda mais significativa e a amizade é celebrada com intensidade redobrada.
Com orgulho e carinho, elas lembram das colegas já falecidas: Iraci Kapler, Jussara Cé, Diana Schneider e Odir Ruppel Steffler. A saudade se mistura às memórias de momentos inesquecíveis, como o dia em que Iraci, sempre muito alegre, criou um ambiente místico, vestida à caráter, dizendo ser uma vidente que através de sua “Bola de Cristal”, sustentando seu leque, fazia previsões sobre a vida das presentes a partir da inicial do nome, levando todas às gargalhadas enquanto demonstrava seriedade e concentração na encenação.
Atualmente integram o grupo
Ane Beatriz Marder, Anelise Altmann, Clair G. Pretto, Clarice Bersch, Elaine T. Lengler, Ieda Closs, Ivone Venter, Ivoni D. Rheinheimer, Liane F. Pretto, Lourdes Z. Both, Maria Ivete Suing, Maria Lourdes W. Balestro, Maria Suely Pochmann, Marli G. Nos, Marli K. Roehrig, Miriam Cé Souza, Nelsi Arend, Regina F. Rodrigues, Rejane Maria Kerbes, Teresinha Maria Colombo e Teresinha S. Both.
Juntas, escrevem uma história de amizade, união e companheirismo que já ultrapassa duas décadas. As portas estão abertas para que novas colegas possam se juntar a elas.


