Após quase dois anos sendo realizadas em Encantado, as mamografias do Sistema Único de Saúde (SUS) voltam a ser oferecidas em Arroio do Meio. A partir de 1º de outubro, o Hospital São José retoma os exames, com capacidade para atender 61 mulheres por mês.
O serviço havia sido transferido em setembro de 2023, em razão de problemas técnicos no equipamento do hospital. Em janeiro deste ano, iniciou-se o processo de remanejo para que os exames pudessem novamente ser realizados em Arroio do Meio.
Em fevereiro, o Hospital São José deu início à busca pelo selo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), certificação que garante a qualidade e a segurança dos mamógrafos em funcionamento no país. A fase de laudos e testes já foi superada, restando apenas a etapa final de validação. No dia 31 de junho, a Secretaria de Saúde e o hospital apresentaram o projeto de remanejo das mamografias à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A proposta foi aprovada e encaminhado o pedido de remanejo financeiro ao Estado.
De acordo com o Secretário de Saúde de Arroio do Meio, Gustavo Zanotelli, além da retomada, o município prepara ações de incentivo à prevenção. “Vamos promover neste ano o Outubro Rosa e o Novembro Azul em conjunto com a Feira Municipal de Saúde, marcada para o dia 8 de novembro”, comenta o gestor da pasta.
As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os agentes comunitários também reforçam o trabalho de conscientização nos bairros, grupos de convivência e demais espaços da comunidade.
O equipamento técnico para exame é o mesmo utilizado antes da paralisação, mas o agendamento das mamografias ocorre durante as consultas nas ESFs e na Unidade Básica de Saúde Central. Após receber a requisição médica, a paciente deve entregá-la na Secretaria de Saúde, que providencia o agendamento junto ao hospital. “As consultas são realizadas a partir do número de habitantes. Neste sentido, o hospital tem uma agenda e faz a organização e ordem dos exames”, explica Zanotelli.
Com o retorno das mamografias ao Hospital São José pelo SUS, Arroio do Meio garante mais comodidade, rapidez e segurança para as mulheres, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
AGILIDADE NO ATENDIMENTO
A reportagem conversou com algumas mulheres que realizam seus exames periodicamente e explicam a importância de ter novamente o mamógrafo na cidade e não precisar mais se deslocar para Encantado.
Vera Lucia Timm, moradora do bairro Aimoré, afirma que tem histórico de câncer na família e busca realizar corretamente os exames sempre que possível. “Poder fazer os exames em Arroio do Meio vai agilizar o processo no atendimento. Agendo sempre uma vez por ano. É um exame dolorido, mas precisa ser feito. Importante também ser atendido por um profissional com empatia e que te deixe à vontade”, explica.
A moradora do bairro Aimoré, Janice Mugge, realiza os exames há 12 anos. Ela já se deslocou para Encantado por solicitação médica e avalia como positivo e prático não ter que se deslocar para outra cidade. “Acho que facilita bastante pelo fato de ser perto e muitas vezes não precisar se ausentar muito tempo do serviço. Não precisa sair muito mais cedo ou demorar para voltar. Estando em Arroio do Meio, sai do serviço, faz o exame e pode voltar a trabalhar”, afirma.


