Os pneus são componentes fundamentais nos veículos, porque têm funções que vão além de apenas ‘rodar’. Eles influenciam diretamente na segurança, eficiência e economia do transporte, entre outros fatores. Hoje quase que a totalidade dos transportes utilizam em sua frota, pneus reformados, os quais passam por inspeções rigorosas da carcaça antes de receber a nova camada de borracha. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão responsável por certificar e fiscalizar as empresas de reforma de pneus no Brasil o que assegura um produto seguro.
A convite da OST, o jornal O Alto Taquari foi até Feliz conhecer a estrutura da indústria que possui 47 anos de existência e é referência quando o assunto é reparo e reforma de pneus. A empresa oferece o maior mix de produtos e serviços de recapagem de pneus do Brasil nos segmentos Utilitário, Carga Rodoviário e Urbano, Industrial, Off Road, Agrícola, Florestal, OTR Terraplanagem, Mineração e Portuário.
Em um tour pela fábrica, a gerente administrativa Karine Recktenwald Canal juntamente com o consultor técnico Joel Antoniolli explicaram todo o processo desde a chegada do pneu na empresa até a finalização do processo que envolve inspeção, raspagem, conserto e aplicação de uma nova banda de rodagem, seguida pela vulcanização, onde a nova borracha é unida ao pneu sob calor e pressão. “É importante que se fale que o pneu recapado é muito seguro e tem garantia pela lei do consumidor. Qualquer pneu pode ser recapado desde que esteja em bom estado e dentro do prazo de validade”, revela Joel.
Ele explica ainda que o desgaste do pneu para posterior reforma vai depender da severidade do uso. Por exemplo, pneus que rodam por rodovias vão ter vida útil maior se comparado a pneus que transitam por estradas de chão com pedras e buracos, os quais vão ter a vida útil encurtada e dessa forma a recapagem deve ser feita com menor quilometragem. “Importante observar o desgaste da banda de rodagem, o TWI que é uma ondulação no sulco do pneu. De preferência, antes de chegar nessa marca retirar o pneu para reforma, pois existe a possibilidade de infração, sem contar com a perda da segurança” explica Joel.
Modernização e automação
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos postos à disposição dos clientes, a OST modernizou recentemente o processo de produção. “O objetivo é garantir a qualidade dos serviços prestados. Com o processo automatizado na recapagem há uma padronização, o que garante uma qualidade uniforme, redução de erros e defeitos e a eliminação da variabilidade humana, resultando em pneus mais seguros e consistentes, em conformidade com as normas do setor”, explica Geredi Molinari, gerente de Logística e Suprimentos.




