A ponte pênsil localizada em Bela Vista do Fão foi reconstruída por meio de uma parceria entre os municípios de Marques de Souza e Pouso Novo. A estrutura, fundamental para a mobilidade da região, havia sido arrancada pela enchente de maio de 2024, interrompendo uma ligação essencial entre comunidades.
Marcos Alberton, morador da comunidade de Medorema, em Pouso Novo, é um dos usuários que dependem diariamente da travessia. Segundo ele, durante o período em que a ponte estava destruída, era necessário atravessar o rio Fão pelo próprio leito para acessar serviços básicos como mercados, posto de combustível, igreja e o ginásio de esportes.
“A travessia ficou segura, reforçada e resistente, possibilitando inclusive a passagem com triciclo.” De acordo com o coordenador de Obras do distrito, Osmar Finatto, a reconstrução teve como principal objetivo restabelecer o acesso seguro para os moradores que utilizam a travessia diariamente.
O prefeito Fábio Mertz reforça que esta é uma obra fundamental, que vai além da reestruturação física da ponte, pois representa a retomada da integração entre comunidades vizinhas. Além da passagem, a estrutura também volta a oferecer aos moradores acesso para necessidades do dia a dia.


