
A terceira edição da IMOVE, que ocorre até domingo, será um marco para Arroio do Meio, depois de ter sofrido com o impacto de duas grandes enchentes, ocorridas em 2023 e 2024. Será a primeira vez que as forças vivas de Arroio do Meio se encontram num mesmo período para firmar propósitos e celebrar através de um evento festivo, a capacidade de superação e reconstrução que está em andamento. Pequenas, médias e grandes empresas, agricultores e centenas de pessoas, agentes públicos, incluindo Município, Estado e União estão imbuídos em elevar Arroio do Meio ao patamar que esteve antes da tragédia climática, e quem sabe, em curto espaço de tempo numa posição geográfica, urbana, social e econômica bem superior.
Além de firmar propósitos e celebrar a continuidade através de um evento festivo, a IMOVE – Feira Multissetorial é oportunidade para gerar negócios, lazer, turismo, convivência cultural e gastronômica.
Na IMOVE, entre as atrações nesta sexta-feira à tarde a partir das 14h será o Fórum de Turismo. O setor é visto como virada de chave em vários municípios do Vale do Taquari. Em Arroio do Meio, através do Comtur e dedicação da vice-prefeita Andréa Barth o foco voltado ao turismo também está sendo trabalhado de forma mais intensa desde o início do ano, cientes da gama de oportunidades que gera no ponto de vista econômico, social e cultural. Pela sua tradição, com vários grupos folclóricos que valorizam a cultura gaúcha e alemã, além de igrejas e prédios históricos, Arroio do Meio está se inserindo no crescimento do turismo regional a partir do Cristo Protetor em Encantado. A rota está criando uma conexão com os demais municípios, sendo que cada um, ao seu modo investe e cria oportunidades para fomentar negócios nesta área. Arroio do Meio, já tem 56 empreendimentos de diferentes segmentos no Cadastur o que abre e amplia novas oportunidades em termos de geração de renda e empregabilidade.
A visão coincide com a necessidade de incentivar o consumo local em produtos e serviços diante da mudança e novas regras em andamento com a Reforma Tributária. A mudança econômica que migrou lá da década de 1970, quando ainda era estritamente rural para as décadas seguintes com o auge das indústrias, onde Arroio do Meio se destacou e ainda é destaque, como grandes propulsoras do crescimento e expansão urbana, social e econômica passa gradativamente por transformações que exigem mudança de mentalidade. Na prática, passam por desafios que exigem novas políticas públicas, investimentos nos próprios empreendimentos, mas também em qualificação da mão de obra para um atendimento acolhedor e eficiente.
Plano de vida
Em palestra proferida para diretores, colaboradores e familiares da Arla, pelos seus 87 anos de existência, em Lajeado no auditório do Sicredi, o renomado palestrante José Luiz Tejon, destacou os 8 Cs, fundamentais para um plano de vida satisfatório: Coragem, confiança, cooperação, criação, consciência, conquista, correção e caráter são fundamentais para preparar alguém e ter um plano de vida satisfatório
Mais de 2 mil planos de trabalho
Em Arroio do Meio, no último sábado para inauguração oficial da Secretaria de Educação e Cultura, onde foram investidos R$ 511 mil, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) afirmou no seu discurso que só no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil tem mais de 2 mil planos de trabalho direcionados para a reconstrução. Destacou também a inovação do governo com a compra assistida aos atingidos pelas catástrofes de 2023 e 2024.