
Essa é uma carta de amor. De uma menina que sonhou e hoje é professora. De uma mulher professora que entende o valor e a importância de ser professora.
Toda vez que se avizinha a data do Dia do Professor penso muito sobre as vivências, dificuldades, alegrias pelas quais já passei, escolhendo a docência todos os dias. Sim, a gente escolhe ser professora e com isso tudo que advém da profissão: às vezes “perrengues”, às vezes coisas boas. Uma profissão que nos exige bastante e vários sentimentos brotam da mesma, como angústias, tristezas, dúvidas, mas, principalmente, alegrias. Que fique bem claro que não perpassa pela nossa cabeça de docente a falta de respeito e não ter apoio das famílias e reconhecimento do poder público.
Não dá para esquecer dos deveres de ser docente, como em qualquer lugar de trabalho; todos temos e cabe a nós e nossa consciência cumpri-los e ninguém precisaria cobrá-los. Importante cumprirmos regras e darmos o nosso melhor.
Muitos me chamam de romântica com a profissão de ser mestre, mas tem coisa mais transformadora e poderosa do que a descoberta do mundo das letras e dos números por parte dos alunos? A troca e o compartilhamento de conhecimento numa sala de aula é muito potente.
Ser professor é pura conexão com seres humanos em processo de aprendizagem e crescimento pessoal. Ter a certeza de contribuir na vida das pessoas e na construção de uma sociedade melhor é algo inenarrável. Nenhuma profissão é melhor que a outra. A minha, ser professora, marca a vida de muitos. Se eu paro e penso, como a minha vida foi marcada pelos mestres me dá um sentimento gostoso. Deixa te contar que, lá nas séries iniciais, a professora me encantou com a contação de histórias; nas séries finais uma professora me incentivou a oralidade e outro me ensinou sobre valores humanos. No Ensino Médio me apaixonei pela declamação de poesias feita pela professora e de lá para cá adoro a comunicação.
Se é vocação ou profissão sempre entendi que são os dois, pois se cruzam num emaranhado de muito amor. Trabalho com sentimentos, aprendizagens, subjetividades que transformam o ser humano. Isso tudo é muito mágico, muito forte, muito impactante. Ser professora me possibilita aprender sempre e a conjugar todos os dias os verbos relacionados a amar.
Homenagem? Sabe a melhor? Um sorriso sincero, um olhar meigo, um abraço carinhoso e um Obrigado, mestre! Quis escrever palavras que brotaram do coração. Sinceridade nesse texto foi o meu mote. Poderia ter pego palavras prontas e mais bonitas, mas o amor sempre vence. Feliz dia do professor a tantos heróis maravilhosos espalhados nesse mundo!