O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia na segunda-feira, dia 20, uma pesquisa para avaliar os impactos das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O levantamento será realizado exclusivamente por telefone, a partir do call center do IBGE no Rio de Janeiro, pelo número (21) 2142-0123.
A pesquisa será executada somente no Rio Grande do Sul para medir os impactos da enchente de maio de 2024. No total, 133 municípios decretaram situação de emergência ou calamidade pública e participarão do estudo, sendo 26 deles no Vale do Taquari, o que corresponde a 1,25% dos domicílios da região, cerca de 1.788 residências.
A pesquisa será feita de forma aleatória, abrangendo domicílios tanto atingidos quanto não atingidos diretamente pelas enchentes e leva cerca de 20 minutos para ser respondida. Não será solicitado número de documento, apenas informações gerais sobre o domicílio, renda e impactos sofridos. Os dados coletados serão analisados por estatísticos no Rio de Janeiro e disponibilizados a universidades e governos.