O Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, instalado junto ao Cras, segue ampliando o acesso a serviços que antes exigiam deslocamento para outros municípios. Em funcionamento desde outubro, o PAV facilita a vida da população e concentra atendimentos que vão desde atualizações cadastrais até orientações para quem tem dificuldades de operar nos sistemas da Receita Federal.
Na sexta-feira, o prefeito Sidnei Eckert, a secretária de Administração Maica Viviane Gebing, o servidor da Receita Federal Jean Kehl e a coordenadora de Recursos Humanos Helines Dutra Schmitt visitaram o servidor municipal Leonardo Deitos, responsável pelo atendimento no espaço. Segundo ele, a demanda cresce mês a mês, impulsionada principalmente pelos atendimentos relacionados ao CPF, que representam cerca de 90% das solicitações. Entre os serviços oferecidos estão consulta à situação do CPF, inscrição de novos, alteração dos dados, regularização do CPF, inclusão de nome social, cadastros de estrangeiros e registros vinculados a processos de adoção.
Outro ponto de destaque é a procura pelas emissões da nova Carteira de Identidade Nacional, serviço disponibilizado no município há mais tempo. São realizados, em média, 130 atendimentos mensais, todos mediante agendamento. A identidade é emitida de segunda a quinta-feira e, conforme determinação nacional, todos os brasileiros precisam estar com o novo documento até 2032. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou por telefone.
Na ocasião, Eckert destacou que o PAV, que funciona exclusivamente nas sextas-feiras e sem a necessidade de agendamento, é uma ferramenta importante de apoio à comunidade. “A principal vantagem é aproximar o cidadão dos serviços públicos, com praticidade e economia de tempo”, destaca.


