O município chega a uma data marcante em sua trajetória: os 30 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar este importante capítulo de sua história, uma programação especial foi preparada para o dia 28 de dezembro, reunindo cultura, música, homenagens e integração da comunidade.
O prefeito Fábio Mertz convida a todos para prestigiar esse momento tão especial. “Celebrar os 30 anos de Marques de Souza é reconhecer a força de nossa gente. Convidamos toda a população para participar dessa grande festa que é de todos nós”. O vice-prefeito Lairton Heineck reforça a importância da comemoração. “Mais do que comemorar, essa data nos inspira a continuar o trabalho com dedicação, honrando o passado e construindo novos caminhos para as próximas gerações.”
As festividades acontecerão no dia 28, na Rua Coberta e na Praça Recanto Livre, com transferência para a União Centenária em caso de chuva. A programação inicia às 14h, com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schön ist die Jugend, sendo um resgate das raízes culturais da colonização germânica que integra a identidade do município. Às 14h30min, sobem ao palco Wilceu & Mari Pause.
Às 17h ocorre a abertura oficial do evento, seguida da apresentação das entidades de canto Coral Apollo e Coral Misto. Às 17h30min, os pronunciamentos oficiais contarão com homenagens especiais aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos que contribuíram para o desenvolvimento das últimas três décadas.
Um dos momentos mais esperados ocorre às 18h, com a exibição de um documentário comemorativo que retrata os 30 anos de história, conquistas e memórias de Marques de Souza. Na sequência, às 18h30min, Rogério Magrão e Banda prometem animar o público com um show vibrante. O encerramento contará com o sorteio da Campanha Nota da Sorte, às 20h30min, e a festa segue com DJ Tampinha, às 21h.
A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, com financiamento do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A realização é da administração municipal.


