Natural da comunidade de Picada Felipe Essig, no interior de Travesseiro, a travesseirense Luana Aline Nied, 32, leva consigo as raízes do município mesmo vivendo há sete anos nos Estados Unidos. Ex-rainha do município em 2010, ela hoje constrói uma nova trajetória profissional no exterior, atuando na área de consultoria de sono infantil e empreendendo na região de Dallas.
Luana é casada com João Pedro Sudati Arduin e mãe do pequeno Luca Nied Sudati, de apenas um ano. Filha de Doreli Nied e Ruben Otávio Nied, ela mantém laços fortes com familiares e amigos que permanecem em Travesseiro, onde também vivem tios, primos e pessoas próximas que fizeram parte de sua trajetória. A decisão de viver fora do Brasil surgiu a partir do desejo de aprender inglês e viver uma experiência cultural em outro país. Em 2019, ela embarcou para os Estados Unidos por meio de um intercâmbio do programa ‘Au Pair’, que possibilitou trabalhar com cuidados infantis enquanto aprimorava o idioma. “Minha maior motivação foi aprender a língua inglesa e poder ter uma imersão cultural em um país estrangeiro”, recorda.
Desde sua chegada, Luana sempre atuou na área de cuidados com crianças. Com o passar dos anos, buscou especializações e ampliou sua atuação profissional. Atualmente, além da experiência com crianças, ela também possui certificação para cuidados com bebês recém-nascidos e se tornou consultora de sono infantil. Em 2025, deu mais um passo importante ao abrir sua própria empresa, a Luana Sleep Consulting, voltada ao atendimento de mães que buscam orientação sobre o sono de seus filhos.
A VIDA LÁ FORA
A adaptação ao estilo de vida americano, segundo ela, teve desafios no início, principalmente pela barreira da língua. “Eu sabia muito pouco de inglês, apenas o básico, e demorou quase um ano para me sentir segura na comunicação”, relembra. Com o tempo, no entanto, passou a se sentir integrada à cultura local.
Luana conta que muitos norte-americanos demonstram curiosidade e admiração pelo Brasil. Entre as características que mais percebe no cotidiano do dia a dia na América estão o gosto por viagens e atividades ao ar livre, especialmente visitas a parques nacionais, além da forte cultura esportiva. Esportes como futebol americano, basquete e beisebol fazem parte da rotina desde cedo, inclusive nas escolas. “Eles também se dedicam muito ao trabalho e o empreendedorismo é muito incentivado. A maioria nunca visitou o Brasil, mas sabem que é um país lindo, tropical, com lugares incríveis e uma cultura vibrante. Também dizem que o povo brasileiro é muito animado e carinhoso”, comenta. Ao mesmo tempo, observa que o ritmo de vida é mais acelerado, o que pode trazer impactos negativos em alguns aspectos.
Mesmo adaptada à vida nos Estados Unidos, a saudade da terra natal é constante. Entre as coisas que mais sente falta estão a convivência com a família, a vegetação tropical, a comida típica e, especialmente, o churrasco brasileiro. “O churrasco americano é bem diferente”, brinca. Ela também menciona a saudade de ouvir o português no dia a dia e das padarias brasileiras.
RAÍZES QUE NUNCA ESQUECEU
Para Luana, voltar à Travesseiro é sempre especial. “Considero Travesseiro meu pedacinho de paraíso nesse mundo. É um lugar tranquilo, pacífico e familiar. Amo passar minhas férias no interior com meus pais e familiares”, destaca. A ligação com o município também marcou sua história. Em 2010, ela teve a honra de representar a cidade como rainha. “Foi uma experiência super enriquecedora. Representar o município sempre significou muito para mim. Carregar a faixa de rainha foi um sonho realizado. Para todos os meus familiares e amigos que moram em Travesseiro, saibam sempre que vocês vivem em um pedacinho do paraíso. A paz, simplicidade e harmonia dessa cidade são difíceis de encontrar em outros lugares. Sou muito feliz em ter minhas raízes aqui. Por mais lindo que o resto do mundo seja, o lugar onde nascemos sempre será o mais especial de todos. Feliz 34 anos, Travesseiro”, finaliza.




