
Tudo começou com a propaganda que eu ouvi que Mario Sergio Cortella vai estar na região, no Vale do Taquari, mais precisamente em Lajeado, no mês de junho. Gente, vale a pena assisti-lo. Para você da área da educação, para você pai, para você que queira agregar alguma coisa a sua vida. Ele é hoje, o filósofo renomado que fala com propriedade e para teu coração.
Partindo dessa motivação inicial fui a uma escrita dele que diz que pais não precisam ser perfeitos e sim presentes. Chego numa reunião de pais, numa sexta-feira, à noite, em Estrela e vejo um ginásio completamente lotado. Dou um passo a frente, e lágrimas caem de emoção. A presença dos pais, hoje, é sinônimo de sucesso na escola. Não é para somente criticar ou apontar o dedo, mas pensar junto. É acompanhar a trajetória do filho, é dar um sim à educação. Claro que parabenizei a presença deles e usei Cortella.
Difícil educar, sempre foi, no entanto, hoje temos uma agravante: o celular. Disputa o tempo com os pais. Tempo que vai passando lá fora e dentro da tela tudo acontecendo. O perigo que nem mesmo percebemos. A vida também vai se indo, a comunicação quase não existe, os valores precisam ser conversados novamente e mostrados na prática. A saúde mental está pedindo socorro com os jovens. E a solução é a junção da família com a escola. E de novo, sabendo que pais também precisam de uma reciclagem no que se refere ao celular, tem erros, mas a presença é muito importante e já é o início para um exemplo ao filho. Ele saber que você está apostando em sua educação e valorizando sua trajetória escolar faz tudo acontecer. Na visão dos jovens isso é mostrar a importância que eles têm na vida dos pais.
Seja presença de corpo e alma e vá a reuniões de pais, fale com professores, faça voluntariado na escola, dê ideias, fale da escola, contribua com o valor que quiser pois é para seu filho, busque participar de festividades. Acompanhe as tarefas de casa, pois elas existem, compre livros a seus filhos, dê exemplos de leitura e fale sobre a aula com eles.
Todos temos defeitos, mas temos como corrigi-los ainda em tempo e temos que ser presença e não deixar a vida passar por detrás de telas. Seja pai e mãe de verdade e isso significa, às vezes fazer correção de rota. Lembre-se a escola quer ajudar os pais. Juntos, somos fortes.

