A enchente do rio Taquari desalojou mais de 400 famílias em Arroio do Meio. De acordo com a Defesa Civil local, 350 estão alojadas nos ginásios dos bairros Bela Vista, Rui Barbosa, Barra do Forqueta e no loteamento Glória. As demais estão em casas de familiares e pavilhões de empresas.
Uma força tarefa coordenada pela Prefeitura com auxílio da iniciativa privada, esteve de plantão desde o começo da madrugada de quinta-feira fazendo a retirada das famílias e seus pertences.
As estimativas são de que a cheia alcançou 32,60 metros em Arroio do Meio, ficando apenas 10 centímetros abaixo da enchente de 2001. No porto de Estrela a elevação das águas do rio Taquari alcançou 26,85 metros, se estabilizando às 22h30min de ontem.
A Defesa Civil ainda não avaliou os prejuízos. A água esta baixando lentamente. Algumas famílias já começam a fazer limpeza de suas casas para em seguida retornar. O expediente de algumas empresas também foi afetado.
Apagão
Mais de dois mil clientes ficaram sem energia elétrica desde o final da tarde de ontem até o início da manhã de hoje. Indústrias foram obrigadas a parar as linhas de produção por causa do corte de energia. O coordenador da Defesa Civil do município, Lauri Gasparotto, esclarece, que a AES Sul desligou a energia por medidas de segurança. “A água estava próxima aos transformadores”, afirma. O fornecimento da energia elétrica ainda não voltou ao normal em todas as localidades.
Os supermercados e açougues ainda não avaliaram as perdas em decorrência da falta de energia elétrica. No Centro, o fornecimento voltou ao normal por volta das 9h.