No final da tarde da segunda-feira, 22 de agosto, uma cópia do projeto de lei 039/2011 que autoriza o município a fazer despesas com estudos que visam iniciar intercâmbio com a cidade de Boppard foi sancionada e entregue pelo prefeito Sidnei Eckert ao prefeito Walter Bersch em solenidade no gabinete do Executivo.
O prefeito Walter Bersch reconhece que Boppard está mais desenvolvida que Arroio do Meio, mas ressalta que os dois municípios têm muito para apreender reciprocamente. “Nestes quatro dias de visita pude atestar que na realidade descendentes do Hunsrück se encontram em situação privilegiada. Apesar da distância e das guerras do passado (que deixaram milhões de mortos) terem restringido os vínculos, a tecnologia atual permite o entrelaçamento dos povos”. Walter frisou que a paisagem, relevo do Vale do Taquari, proporciona um potencial turístico a ser explorado, assim como a cozinha do Rio Grande do sul. “Os europeus terão prazer em visitar a região e eu convido a todos para visitaram o Vale do Rio Reno”, discursou.
O professor Roque Danilo Bersch, um dos idealizadores do projeto, diz que a parceria é uma alternativa para o desenvolvimento através da busca de conhecimentos, e será excelente oportunidade para filhos, jovens e netos de Arroio do Meio a médio e longo prazo. “De forma geral este intercâmbio visa contribuir aos descendentes do Hunsrück que voltem a se sentir confiáveis e orgulhosos nos valores de sua genética, e consequentemente trazer qualidade de vida para os arroio-meenses”. O professor também ressalta que a iniciativa trará prosperidade à educação musical regional, que carece de qualidade em todos os sentidos.
Confira a cobertura completa da visita do prefeito de Boppard a Arroio do Meio na versão impressa.