A 104ª zona abrange os eleitores dos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para cadastro e transferência do título eleitoral segue até maio de 2012, entretanto, para evitar filas e atrasos na apresentação de documentos, o Cartório Eleitoral local solicita antecipação na atualização dos registros.
Votar é um exercício democrático obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos, e opcional para jovens acima de 16 anos e idosos com idade igual ou superior a 70 anos. O auxiliar de cartório Delson Luiz Costa alerta: “sem o título eleitoral os cidadãos ficam impossibilitados de assumir cargos públicos”.
Conforme ele, quem extrapolar o prazo para regulação dos registros só receberá a segunda via do título eleitoral, o que não garante a atualização completa do cadastro, só permite o exercício do voto durante o pleito conseguinte. “Quem não votar durante seis pleitos consecutivos e não justificar o voto em trânsito é excluído do cadastro nacional e tem o título cancelado. O cidadão não existe perante o sistema”, esclarece. Mesmo assim, segundo Costa, estes cidadãos têm o direito de fazer um novo título, desde que estejam em dia civicamente.
Visitas – Esporadicamente o Cartório Eleitoral da Zona 104 fará visitas aos outros cinco municípios da comarca para cadastrar e atualizar destes eleitores. As datas ainda não foram agendadas.