Está aberta a quinta edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2011. A cerimônia realizou-se na quarta-feira à noite no Parque do Imigrante, em Lajeado, e reuniu centenas de pessoas, entre empresários, expositores, prefeitos e demais lideranças políticas e empresariais da região e do Rio Grande do Sul. Nos discursos das autoridades o destaque foi o tema da feira – sustentabilidade – e a motivação em torno do evento que em cinco dias projeta receber cerca de 40 mil visitantes e gerar R$ 20 milhões em negócios.
O presidente da comissão organizadora da Construmóbil 2011, arquiteto João Alberto Muniz Fluck, lembrou que diferente da década de 70 hoje a sustentabilidade não é um discurso de ambientalistas. Pelo contrário, é temática dominante da atualidade. “Por isso essa feira vestiu a camisa da sustentabilidade”, afirmou. O presidente associou o assunto à construção civil e falou da necessidade de assimilar e buscar mais soluções como de autosuficiência energética, racionalização dos recursos e reciclagem de materiais.
A cerimônia de abertura foi concluída com o descerramento da fita inaugural e visita das autoridades e público aos estandes. A Construmóbil 2011 é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Conta com o patrocínio de Caixa Econômica Federal, Construtora Diamond, Sindicato da Construção Civil do Vale do Taquari (Sinduscom VT) e Vonpar. Realiza-se até 25 de setembro no Parque do Imigrante em Lajeado – RS.