A gauchada do CTG Querência do Arroio do Meio está com os cavalos e os areios em prontidão e com os pés no estribo para o início de seu IX Rodeio Crioulo Estadual. As atividades iniciam na tarde desta sexta-feira com as primeiras provas de tiro de laço. Até domingo, dia 06, quando encerra, o rodeio terá muitas atrações com provas de tiro de laço, gineteadas com cavalos, danças gauchescas, churrasqueadas, chimarrão, fandango e show de música nativista.
O evento será no Parque Temático com apoio da Administração Municipal, Sicredi e da Lei de Incentivo a Cultura (LIC). Todas as atividades do rodeio, inclusive o fandango e o show, podem ser assistidas sem a cobrança de ingresso. Os organizadores esperam em, torno de 250 duplas de laçadores de CTGs e piquetes de várias regiões do Estado. Além de troféus e medalhas, o rodeio dis-tribuiu R$ 6,6 mil de premiação em dinheiro. As provas de tiro de laço seguem regulamento do MTG com exigência do cartão do tradicionalista. Estas provas serão disputadas em 10 categorias: laço piá, guri, prenda, rapaz, veterano, capataz, patrão e pai e filho e nas Forças “A”, “B” e “C”.
A primeira competição será às 15 horas de hoje, dia 04, com raspadinha em duplas e às 18 horas início da disputa da Taça Cidade de Arroio do Meio. Às 21 horas, apresentação da invernada artística do CTG Querência do Arroio do Meio e às 22 horas fandango e show com o grupo Rodeio.
No sábado, dia 05, às 10 horas, iniciam as provas do rodeio. Às 16 horas será disputada a 1ª Taça Sicredi. As inscrições podem ser feitas até às 17 horas de sábado. No final da tarde, será realizada gineteada com cavalos e às 21 horas tertúlia e apresentação de invernadas artísticas de CTGs da 24ª Região Tradicionalista.
No domingo, dia 06, as provas iniciam às 10 horas. Às 13 horas, haverá gineteada com cavalos. O rodeio tem o seu encerramento previsto para às 17 horas. Logo após inicia o show nativista com Cézar Oliveira e Rogério Mello.
A patronagem do CTG Querência do Arroio do Meio, juntamente com a Administração Municipal, teve todas as atenções voltadas para o Parque Temático, local da realização do rodeio, visando proporcionar uma boa recepção e acomodação aos visitantes com investimentos na infraestrutura do parque. Além da construção de um galpão coberto foi investido em melhorias com a instalação de pontos de água e energia elétrica, banheiros e nos espaços para acampamento.