Que tal viajar no Natal
Natal sempre é uma época de reunir a família e celebrarmos todos juntos este espírito de paz e amor. E por que não viajar e conhecer a magia do Natal em outros países do mundo?
Nesta época do ano, cidades como Paris, Nova Iorque e Londres são destinos de milhares de turistas, atraídos pelo clima frio dos filmes tradicionais, pela neve e pela exuberante decoração natalina.
A partir de hoje, vamos conhecer um pouco mais destes destinos, que se transformam e tornam-se ainda mais atraentes nesta época do ano, envolvendo crianças e adultos com a magia do Natal.
Finlândia
Localizada no norte da Europa, a Finlândia atrai milhares de turistas no Natal, que desejam conhecer o país do bom velhinho. Reza a tradição que o Papai Noel, juntamente com a Mamãe Noel e suas renas, vive na Finlândia, mais precisamente na Lapônia.
O país, com pouco mais de 5 milhões de habitantes, é conhecido bela sua beleza natural. Seu relevo, predominantemente plano, é repleto de florestas, lagos e ilhas.
O Natal é celebrado a partir do primeiro domingo de dezembro. O país se transforma na verdadeira casa do Papai Noel. Um dos grandes atrativos é o parque Natal Land, especialmente montado para esta época do ano e que remete toda a sua estrutura para a chegada do bom velhinho. Também é possível mergulhar em lagos congelados e desfrutar das inúmeras saunas espalhadas por todo o país. Aliás, a Finlândia tem uma curiosa tradição: os finlandeses costumam frequentar as saunas na véspera do Natal para terem sorte no Ano Novo que se aproxima. Renas, trenós e duendes completam a fantasia que envolve tanto adultos como crianças.
Aproveite sua visita à Finlândia para tentar apreciar a aurora boreal, um fenômeno luminoso que ocorre nas regiões polares, por isto também conhecido como noite polar. Os feixes luminosos coloridos que aparecem no céu revelam um espetáculo da natureza. Muitos acreditam que quem tenha visto a aurora boreal uma vez terá felicidade para o resto da vida. O local onde há maior incidência deste fenômeno é na Lapônia.
Por estar bem próximo do Polo Norte, o inverno no país pode durar cerca de 180 dias e com temperaturas baixas de até –15ºC. Por este motivo, é difícil haver vida noturna agitada durante os meses de janeiro a março.
A Finlândia não é um destino turístico barato. Até mesmo viajar dentro do país é caro. Não existem voos diretos do Brasil. Uma passagem, ida e volta, até a capital do país, Helsinque, sai em torno de R$ 3 mil.
Compre um pacote turístico através de uma agência de viagens. Geralmente sai mais em conta e tem a tranquilidade de ser orientado por profissionais.