O eleitor deve estar atento a partir de agora. Visitas de quem ausentou-se durante os últimos três anos, tapinha nas costas, sorrisos de orelha a orelha, promessas de resolver todos os problemas do mundo, etc…etc…O ideal é analisar o plano de governo para os postulantes aos cargos em disputas, embora alguns pretendentes não saibam o que é isto. A propósito, em relação a plano de governo, é interessante analisar com quem está no poder, verificando o que foi feito, ou deixou de ser feito ou quem sabe…feito a mais.
Preocupados
Terror sobre algumas comunidades da região que poderão voltar a serem distritos dos municípios de onde se emanciparam. Uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada junto ao Supremo Tribunal Federal questiona a legitimidade de 30 municípios gaúchos, entre eles Coqueiro Baixo, Forquetinha, Canudos do Vale e Westfália. Há quem duvide, porém não dá para esquecer o caso de Pinto Bandeira, que por um tempo retornou à condição de distrito de Bento Gonçalves.
Não vale a pena ver de novo
O assunto estiagem está dando o que falar. Nestas situações, como é de costume, os governantes reunem-se com líderes das regiões atingidas, montam uma pomposa solenidade e prometem diversas soluções, como prorrogação das dívidas e construção de açudes. Porém, na primeira chuva o assunto vai para o esquecimento. Culpa-se também a burocracia do poder público que complica para a liberação dos recursos. Na próxima catástrofe climática, o filme é reprisado. De concreto, somente as fotos com autoridades “preocupadas” com a situação.
Inovação
Educando para o turismo é o projeto que será desenvolvido a partir de março em Marques de Souza. A iniciativa realizada através de parceria entre a Amturvales – Associação de Municípios de Turismo do Vale do Taquari, secretaria de Educação e Cultura e Escola Estadual Henrique Geiss, do distrito de Tamanduá, envolverá cerca de quarenta estudantes. No turno inverso ao horário escolar os alunos terão à disposição o aprendizado sobre turismo com turismólogas, historiadores locais, além de noções de inglês. O objetivo é qualificar a comunidade para o turismo receptivo.
Concurso Mister Rio Grande do Sul
Amanhã à noite, no Grande Hotel em Porto Alegre, o marques-souzense Cristian Guilherme Giongo participa do concurso Mister Rio Grande do Sul Mundial. É a segunda vez que o modelo participa desta competição, sendo que no ano passado foi eleito o rosto mais belo do Estado. Giongo diz estar muito confiante no concurso. “Em 2011, entre 23 concorrentes fiquei na posição de número 23. Acredito que com a experiência adquirida, desta vez irei mais longe”, projeta.