O longo período de estiagem está deixando aflita a população de Pouso Novo devido a falta de água para abastecer os moradores da área urbana e no interior as criações de suínos e frangos. O prefeito Jovani Nardino, disse que a Administração Municipal está tentando melhorar a situação, mas só a chuva poderá normalizar o fornecimento de água.
Dos vários poços artesianos que fornecem água, alguns reduziram a sua vazão obrigando racionamento. Para piorar a situação, no último final de semana um acidente com um caminhão nas margens da BR-386 causou danos na rede de abastecimento de água e a consequente queima de uma das bombas instaladas em um dos poços artesianos.
Para atender os lotes de frangos e suínos, a prefeitura vem fazendo o transporte de água com um caminhão tanque há mais de um mês. O transporte de água também é feito para drenar mudas de pomares de pêra plantadas recentemente. Durante a semana foram de 12 a 13 propriedades que estavam sendo atendidas com o transporte de água, a maioria em dois turnos.