NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Os rins e suas funções vitais
    Saúde

    Os rins e suas funções vitais

    adminBy admin11 de maio de 2012Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Os rins e suas funções vitais

    Você já deve ter ouvido falar sobre a importância que o trabalho executado pelos rins exerce em nossa saúde. Acompanhe mais detalhes na matéria com o médico urologista Cláudio Loureiro.

    Filtrar todos os líquidos corporais com a produção da urina para exercer sua função principal que é de desintoxicação e excreção é apenas uma das principais funções exercidas pelos fins. As demais, conforme aponta o médico urologista Cláudio Loureiro, são:

    Eliminar substâncias tóxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e a creatinina

    Eliminar substâncias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas

    Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outros

    Regular o equilíbrio ácido-básico, buscando manter constante o pH ideal do organismo que deve ser levemente alcalino, idealmente entre 7,36 a 7,42

    Regular a pressão e o volume de líquido corporal, retendo ou eliminando o excesso de água do organismo, ou seja, manter a pressão e o volume hídrico constante

    Regular a composição sanguínea de células vermelhas, sais minerais, hormônios, nutrientes e outros

    Regular a nutrição de ossos e dentes

    Produzir hormônios como a eritropoietina que estimula a produção de hemácias (células vermelhas do sangue), a renina que eleva a pressão arterial, a vitamina D que atua no metabolismo dos ossos e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo, além das cininas e prostaglandinas.

    Diante da importância do bom funcionamento desses órgãos, Loureiro cita alguns sinais que servem como alerta: inchaços frequentes, principalmente de pernas e pés, alterações no aspecto da urina (cor de Coca-Cola, sanguinolenta, espumosa), urina em excesso pode sinalizar diabetes, pouca urina e ardor durante a micção, palidez constante, aumento de pressão arterial, náuseas e vômitos, boca seca ou gosmenta e hálito cetônico, ossos e dentes muito frágeis ou sensíveis, asma e bronquites, problemas de zumbido e audição e dores lombares.

    A importância dos exames preventivos

    De acordo com o médico, há exames simples de laboratório que podem prevenir problemas renais, sendo que a melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. “A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal”, explica, complementando que tais exames não são caros e praticamente todos os laboratórios os disponibilizam, destacando que tanto clínicos gerais como especialistas solicitam estes exames com muita frequência a fim de evitar um diagnóstico tardio da doença, estado em que a função renal já se encontra bastante debilitada.

    Outros cuidados:

    Evitar excesso de sal

    Consultar seu médico periodicamente

    Manter dieta equilibrada, evitando carne vermelha

    Não fumar

    Praticar exercícios físicos.

    Diálise e transplante

    Como em qualquer enfermidade, o diagnóstico precoce de doenças renais crônicas é o melhor caminho para o tratamento. As doenças dos rins, no entanto, têm o pormenor de só se tornarem aparentes quando a capacidade de funcionamento dos órgãos já está bastante comprometida. Quando surgem sintomas como inchaço, pressão alta de difícil controle, anemia sem causa aparente, náuseas, vômitos e alterações urinárias (presença de sangue ou urinar várias vezes à noite), o quadro já pode ser grave, explica o médico.

    “Nesses casos o doente necessita de transplante ou auxílio para que a função dos rins seja cumprida. O procedimento mais conhecido é a hemodiálise, em que uma máquina filtra o sangue. Esse é o tratamento a que 90% dos doentes renais crônicos são submetidos no Brasil. A intensidade de seções varia, mas, em média, são três semanais, de quatro horas cada. Uma vez que o paciente entra em hemodiálise por insuficiência renal crônica dificilmente poderá recuperar a função renal, a menos que seja submetido a um transplante. Nos casos de insuficiência renal crônica, a lesão renal leva a uma deficiência irreversível da função renal, o que reforça a necessidade da prevenção!”

    Fatores de risco

    Conforme Loureiro, a prevalência de obesidade (índice de massa corporal acima de 30 kg/m2) e, por conseguinte, da síndrome metabólica tem aumentado em proporções alarmantes nas duas últimas décadas! Em recente publicação do IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros foram considerados obesos. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que os brasileiros estão cada vez mais gordos. Entre as mulheres, o índice de sobrepeso passou de 38,5% para 44,3% entre 2006 e 2010, e entre os homens de 47,2% para 52,1%.

    A partir dessas estatísticas, ele adverte que a obesidade associa-se a uma série de complicações clínicas como diabetes, hipertensão e dislipidemia, sendo causa indireta de doença renal crônica. Vários autores vêm demonstrando também uma associação direta com maior incidência de glomeruloesclerose em indivíduos obesos. Um dos pilares da prevenção são hábitos de vida saudáveis, incluindo alimentação saudável e prática de atividade física regularmente.

    Já a ação do álcool nos rins aumenta a produção de urina em 50%: “Quem bebe tem mais vontade de fazer xixi. E isso não acontece só pela quantidade de líquido ingerido. O etanol age na hipófise, uma glândula no cérebro. Lá, ele inibe a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins. Com menos líquido absorvido, mais urina é eliminada”, explica. Por isso, é importante que as pessoas saibam que o álcool provoca irritação nos rins, prejudicando seu funcionamento normal, podendo acarretar a hidropisia (infiltração da água da urina nos tecidos) e, posteriormente, a uremia (presença de grande quantidade de substâncias tóxicas no sangue).

    A uremia (elevação de ureia no sangue) surge quando há comprometimento da capacidade do sistema renal de depurar o sangue dos produtos nitrogenados (ureia e creatinina) resultantes do metabolismo protéico, que uma vez elevados no sangue resultam num estado de náuseas, mal-estar, vômitos, fraqueza, cefaleia, distúrbio de coagulação, torpor e até coma. Na verdade, uremia é uma síndrome, um conjunto de alterações nos diversos sistemas.

    Já o fumo, definido como a maior causa de morte evitável, mata mais do que a Aids, acidentes, drogas e homicídios juntos. No Brasil estima-se que ocorram 125.000 mortes a cada ano por doenças associadas ao fumo. Portanto, a cada cinco minutos morre um brasileiro como consequência do tabagismo.

    Embora, só recentemente tem-se dado especial atenção ao efeito do tabagismo sobre o rim, vários estudos realizados em pacientes portadores de diferentes nefropatias têm apontado para os efeitos nocivos do tabagismo no funcionamento renal. Nesse sentido, Loureiro afirma que “existe um risco aumentado de perda de proteína urinária em pacientes portadores de diabetes melito insulino dependente e não insulino dependente fumantes; em pacientes com nefropatia diabética já estabelecida, a velocidade de progressão da doença é maior nos pacientes fumantes, também nas doenças renais não relacionadas ao diabetes melito observou-se evidências dos efeitos deletérios do cigarro na função renal. Como se não bastasse o efeito deletério do cigarro sobre a função renal, há uma inequívoca associação entre o tabagismo e o câncer dos rins.”

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Com 77 anos, Décio e Araci Fuchs: uma sintonia que transforma

    18 de outubro de 2025

    Marques de Souza realiza Dia D De Multivacinação neste sábado e foca na atualização da caderneta

    17 de outubro de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.