Na segunda-feira, foi reiniciada a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os trabalhos tiveram de ser paralisadas em Arroio do Meio devido à falta de doses.
O médico veterinário Luiz Cesar G. Cougo, responsável pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Arroio do Meio, explica que a vacinação tem prazo para ser concluída até o dia 31 de maio. Porém, em virtude dos atrasos na entrega das doses, a Secretaria da Agricultura do Estado solicitou ao Ministério da Agricultura, a prorrogação do término da campanha em 10 dias.
O serviço de aplicação, neste período da vacinação, será custeado com verba pública, através de um convênio entre a Prefeitura de Arroio do Meio e o governo federal. Cougo destaca que têm direito a receber a vacina contra a febre aftosa apenas os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que possuem até 100 bovinos. Aqueles não enquadrados no Pronaf devem adquirir a vacina em casas agropecuárias e até 31 de maio apresentar a nota fiscal de compra na sede da Inspetoria Veterinária.