Na manhã da segunda-feira, executivos da Vonpar e a Administração de Arroio do Meio oficializaram a parceria para construção da nova fábrica da Neugebauer no Município. A assinatura do contrato ocorreu no gabinete do prefeito Sidnei Eckert, com a participação do diretor financeiro e de recursos humanos da empresa, Daniel Weiler, o diretor jurídico, Lúcio Cintra, e o diretor de operações Marcos Raabe, além da presença do gerente industrial da Divisão Candies, Roberto Mallmann.
Autoridades municipais e regionais, representantes de entidades (Codevat, CIC-VT, Amvat, Acisam, CDL e STR), líderes e comunidade em geral prestigiaram o ato, lotando as dependências do salão nobre da prefeitura. A solenidade também contou com a cobertura da imprensa municipal, regional e estadual.
Anunciada em setembro do ano passado no Palácio Piratini, a nova fábrica da Neugebauer prevê um investimento de R$ 120 milhões, o maior na história de Arroio do Meio. As obras tiveram início nos primeiros meses deste ano, e a previsão é de que a nova fábrica entre em operação a partir de junho de 2013. Com isso, a Vonpar Alimentos planeja consolidar a estrutura da divisão de Chocolates com a nova operação fabril e ainda crescer com as divisões de Balas e Pirulitos e Lácteos e Doces.
Pela qualidade de vida dos munícipes
Em nome dos 18 mil habitantes de Arroio do Meio, o prefeito Sidnei Eckert deu as boas-vindas à Neugebeuer e agradeceu a todos que se envolveram – entidades regionais de classe, governo do Estado e demais líderes – para esse “namoro” de dois anos resultar na instalação deste empreendimento no município. “Se Arroio do Meio hoje se destaca é porque ao longo da história sempre houve preocupação com a educação, cultura e trabalho”. Da mesma forma, Eckert salientou a importância do legado empreendedor deixado pela família Wallerius.
O prefeito ainda ressalvou que esta consciência pela necessidade da diversificação econômica iniciou quando a Incomex fechou as portas em 1994, e hoje está possibilitando o desenvolvimento equilibrado entre todos os setores da sociedade. E por fim cumprimentou a Câmara de Vereadores, pelo comprometimento em favor ao município, “esta tranqüilidade econômica e política faz com que as empresas gostem de se instalar aqui, e ajuda a população a obter renda de forma digna, essencial para felicidade”.
Vonpar projeta ampliar fatia no mercado
O diretor financeiro e de recursos humanos da empresa, Daniel Weiler, destacou que a presença da divisão de Candies (indústria de balas e pirulitos) no município influenciou na escolha por Arroio do Meio – em decorrência do compartilhamento de fornecedores e clientes. Conforme ele, toda a produção da antiga fábrica de Porto Alegre, que tem mais de 120 anos, será transferida para Arroio do Meio até o final de 2013. A nova planta terá 22 mil metros quadrados de área construída e seis modernas linhas de produção, resultando em um aumento na capacidade em 200%. Mais da metade dos valores investidos serão em equipamentos importados da Suíça, Itália e Alemanha. Esta tecnologia de ponta possibilitará investimentos mercadológicos através da fabricação de produtos diferenciados. “Um dos objetivos das operações Vonpar Alimentos Mu-Mu, Neugebauer Chocolates eDivisão Balas e Pirulitos, e Vonpar Bebidas, que produz e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com cerca de 5 mil colaboradores, a empresa atua regionalmente com bebidas, e nacionalmente com alimentos, que também exporta sua produção para mais de 50 países.
Vale dos Alimentos
O presidente do Codevat, Ney Lazzari, reitor da Univates, afirmou que o investimento coroa a sinergia no desenvolvimento regional, aproveita a cadeia do leite, “insumo importante”, e faz com o vale passe a se destacar na produção de alimentos, o que deve resultar no aumento da renda dos trabalhadores. A mão de obra, segundo ele, poderá ser qualificada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), que vai oferecer oito cursos no centro universitário. Cerca de R$ 15 milhões, oriundos de recursos próprios e estaduais, serão investidos no parque. “Toda esta sintonia e a logística privilegiada, próxima aos grandes centros consumidores, e que com a duplicação da ERS-130 será melhor do que já é, com certeza nos trará um futuro regado a chocolate”.
Rota do chocolate – O presidente da Amvat, Ivo dos Santos Lautert, prefeito de Taquari, destacou que o vale se consolida como um dos mais férteis do mundo, com a qualidade de vida comparada a Europa, “não temos ciúmes porque a movimentação de empregos será regional e no quesito qualificação será impulsionada pela mola-mestra Univates”. Lautert também observou que o turismo tende a crescer, “a rota do chocolate tem tudo para ser mais um dos destinos de viagem para a população da Capital”.
Mais informações – A Vonpar S/A atua nos segmentos de bebidas e de alimentos por meio das operações Vonpar Alimentos Mu-Mu, Neugebauer Chocolates e Divisão Balas e Pirulitos, e Vonpar Bebidas, que produz e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com cerca de 5 mil colaboradores, a empresa atua regionalmente com bebidas, e nacionalmente com alimentos, que também exporta sua produção para mais de 50 países.
História
A Vonpar Alimentos, criada no início de 2010, é composta por três divisões. A Mu-Mu – Divisão de Lácteos e Doces – fundada em 1945, conta com aproximadamente 250 colaboradores em sua unidade fabril em Viamão. Produz o tradicional doce de leite Mu-Mu,além de creme de leite e variações de leite UHT. A Neugebauer Chocolates (Divisão Chocolates) é a fábrica de chocolates mais antiga e uma das mais tradicionais do Brasil, fundada em 1891. Localizada em Porto Alegre/RS, conta com aproximadamente 500 colaboradores. A Divisão de Balas e Pirulitos, localizada em Arroio do Meio/RS, atua no mercado de balas, gomas de mascar, drops e pirulitos. Emprega aproximadamente 360 colaboradores e exporta 30% de sua produção para mais de 50 países.