Você sabia que as doenças cardiovasculares – ataques cardíacos, infartos do miocárdio, derrames cerebrais – são responsáveis por aproximadamente um terço de todas as mortes?
De acordo com a enfermeira Sheila Berti, da Secretaria Municipal de Saúde de Capitão, há relação dos fatores de risco (tabagismo, sobrepeso, colesterol elevado, hipertensão) e o estilo de vida das pessoas, em grande parte dos casos com maus hábitos: “A maioria das pessoas só pensam em ter hábitos saudáveis de vida quando são acometidas por alguma doença, e mesmo assim, quando notam que melhoraram um pouco voltam a ‘relaxar’ nos cuidados.”
No ponto de vista da enfermeira, a prevenção é o melhor caminho: “No nosso município de Capitão estamos realizando grupos, como o grupo de fumantes e grupo para pessoas hipertensas e diabéticas, e procuramos nesses grupos falar sobre esses hábitos saudáveis que as pessoas devem ter para não agravar os problemas já existentes e nem criar novos problemas. Todas as pessoas que querem, podem e estão convidadas a participar desses grupos. É só ligar na Unidade de Saúde, se informar e dar o nome para participar.”
Ela atenta para o fato de que, mesmo tendo fatores de risco como, por exemplo, hipertensão e tabagismo, grande parte das pessoas não segue o tratamento prescrito principalmente porque algumas dessas doenças são assintomáticas nas fases iniciais. Segundo ela, “muitas pessoas hipertensas percebem que a pressão baixou, que está ‘boa’, e acabam achando que estão curadas e param de tomar o medicamento. Na Unidade de Saúde de Capitão, sempre orientamos os pacientes a jamais largar os medicamentos, explicamos que suspendendo a medicação de uma hora para outra pode haver uma elevação da pressão arterial e complicações como AVC e infarto podem ocorrer.”
Outro aspecto destacado por Sheila diz respeito à ideia de que as doenças só acontecem com os outros. Com base nesse pensamento, muitos pacientes até tomam medicação, mas não da forma correta, dizem que tomam quando sentem que não estão bem, e levam a vida de uma forma nem um pouco saudável, bebendo, fumando, não cuidando da alimentação, e quando notam estão com a pressão arterial alta e a glicemia ( diabetes) também.
Para evitar as doenças cardiovasculares
Não fumar
Evitar o álcool
Controlar o peso
Manter colesterol, pressão arterial e glicose sob controle
Na opinião de Sheila não seguir as orientações acima está associado a maus hábitos no estilo de vida: “Muitas vezes hipertensão e diabetes são hereditários, mas grande parte das vezes são evitáveis através de medidas simples adotadas, com uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas, legumes e cereais, pobre em gordura, pouco sal e açúcar. Com uma reeducação alimentar pode-se fazer a diferença. Uma prática de atividade física, com caminhadas, por exemplo, também pode colaborar para diminuir o peso e consequentemente reduzir os níveis de colesterol. São medidas simples de serem tomadas, basta ter força de vontade e optar por uma vida saudável. São pequenas coisas que podem fazer toda a diferença para a vida das pessoas. Precisamos lembrar que a prevenção é ainda o melhor caminho e que nosso futuro depende do que fazemos no presente.”