Entrou em funcionamento na terça-feira a seccional do Tribunal de Mediação e Arbitragem de Arroio do Meio. A formação desses fóruns de justiça comunitária tem como principal objetivo desafogar a justiça estatal e promover por meio do diálogo o entendimento entre as partes.
Os oito juízes mediadores que compõem a seccional poderão encaminhar processos para a solução de conflitos de interesse e litígios em questões como: indenização decorrente de acidente de trânsito; questões referentes a cheques, promissórias ou outros créditos a receber; disputas decorrentes de contratos de venda, compra ou locação de imóveis, entre outros. A escala de cada juiz foi feita conforme a disponibilidade de cada um em poder participar dos fóruns.
O prefeito Sidnei Eckert visitou as dependências da seccional e parabenizou pelo trabalho da equipe destacando que este será um espaço onde as pessoas de boa fé poderão resolver seus problemas. Para um dos juízes mediadores, Unírio Gabe, uma das principais funções da seccional é que em questão de 60 ou 90 dias se resolve problemas que na Justiça demora anos para serem resolvidos. “Para o município isso é uma coisa boa, pois podemos solucionar muitos mal-entendidos. É um pequeno passo para que possamos estabelecer a paz em muitos momentos, através do diálogo”.
Gabe salientou o contentamento do grupo por ter dado tudo certo e aproveitou a oportunidade para agradecer ao espaço cedido pela Administração. “Demoramos para abrir esta seccional pois não estávamos conseguindo registrar os estatutos, mas agora está tudo certo e já podemos atender a comunidade arroio-meense”, finaliza.
A seccional do TMA de Arroio do Meio está localizada na rua Martin Luther King, 2º andar, sala 03, na antiga Escola São Paulo. O atendimento à comunidade será todas as terças-feiras nos seguintes horários: 9h às 11h30min, 13h30min às 16h e das 18h 30min às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (51) 9543-7555 ou (51) 8288-3676 e pelo e-mail tmaarroiodomeio@hotmail.com