Para muita gente a palavra ortodontia ainda é desconhecida, assim como são desconhecidos os motivos que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico. Entenda mais sobre o assunto a partir das explicações do dentista Estevan Kerbes, o Tetê da Clínica Kerbes.
AT – O que é ortodontia?
Dentista Estevan Kerbes – É um ramo da odontologia que se especializa no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas chama-se mal-oclusão, que significa “mordida ruim.” A prática da ortodontia requer habilidade profissional para aplicação e controle dos aparelhos corretivos (braquetes) para levar os dentes, lábios e arcadas a um alinhamento apropriado e alcançar um equilíbrio facial e estético.
AT – Por que acontecem os problemas dentais e faciais?
Estevan – A maior parte das alterações dentárias são hereditárias, de pais para filhos. Mas algumas são adquiridas. Problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, dentes em excesso ou faltando, e uma grande variedade de outras irregularidades das arcadas e da face. Problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo, mamadeira e bico, interposição lingual (língua entre os dentes), vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenoides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes de leite ou permanentes. Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam não apenas o alinhamento dos dentes, mas também a aparência facial.
AT – Por que é importante o tratamento ortodôntico?
Estevan – Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam não apenas cáries dentais, mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária. Quando deixados sem tratar, muitos problemas ortodônticos podem tornar-se pior.
A importância de um sorriso atraente não deveria ser subestimada. Uma aparência agradável é um atributo vital para a autoconfiança de um indivíduo. A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora na medida que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, tratamento ortodôntico pode beneficiar sucesso social e profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.
AT – Tratamento em adultos também é possível?
Estevan – Tratamento ortodôntico pode ser aplicado em qualquer idade. Na verdade, mais de 30% dos pacientes tratados atualmente são pacientes adultos. O processo biológico envolvido no movimento dentário é o mesmo em adultos e crianças. A saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares de um indivíduo é o que é mais importante na determinação da probabilidade para melhorar o sorriso e a saúde dental de um paciente adulto.
AT – Quando da necessidade de tratamento, quais os benefícios, além da estética?
Estevan – A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular que esta intimamente associada a dores de cabeça.
AT- Existe algum risco no tratamento?
Estevan – Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente no aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.
AT – Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao ortodontista?
Estevan – Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Se os pais perceberem alguma alteração, antes dessa época, o ortodontista deverá ser consultado.
AT – Existe aparelho estético?
Estevan – Sim, hoje em dia, existem aparelhos como os de cerâmica, que são bastante estéticos, em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.
AT – Por que você deveria escolher um especialista?
Estevan – Dentes, e às vezes, faces são permanentemente mudadas com o tratamento ortodôntico, assim sendo, é muito importante que o tratamento seja feito apropriadamente. Após completar um programa de educação avançada realizado depois do término do curso regular de Odontologia, os ortodontistas aprenderam as habilidades especiais necessárias para lidar com movimentos dentários e guiar desenvolvimento facial corretamente. O especialista usa as técnicas mais avançadas hoje e devido ao seu conhecimento e treinamento prolongado pode selecionar materiais e métodos com melhor custo-benefício para corrigir os problemas individuais de cada cliente.