Mais três açudes foram executados essa semana na área rural de Arroio do Meio, desta vez na localidade de Picada Arroio do Meio. Desde maio deste ano, 18 açudes foram abertos, quando teve início o Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar. Estão previstos mais sete nas próximas semanas, totalizando 25 açudes executados em diferentes propriedades da área rural do município. Além dos açudes, a localidade de Picada Arroio do Meio também recebeu melhorias nas estradas geral e secundária, além de acessos e estradas de roça, através do Mutirão de Máquinas, num trabalho conjunto entre secretarias de Agricultura e Obras.
O Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar visa o incentivo à piscicultura e irrigação no setor primário. Desde 2010 a Administração Municipal estava em busca de recursos, junto ao Estado. A viabilização se deu por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura – que levantou os nomes dos produtores e fez a articulação política necessária, Emater – responsável pelo projeto técnico e acompanhamento do Programa no município, Governo Estadual – através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), desenvolveu o Programa com subsídios de 80% dos custos da implantação de microaçudes, cisternas e/ou sistemas de irrigação, e produtores rurais do município, que entram com a contrapartida de 20% dos custos da máquina terceirizada utilizada na abertura dos açudes.
O secretário de Agricultura, Valmir Rauber, afirma que a conquista é muito importante para o setor primário, principalmente pelo período de estiagem que o município enfrenta. “Nossos produtores esperavam por um programa oficial de açudagem e finalmente conseguimos atendê-los, na expectativa de tentar amenizar os prejuízos da estiagem que assola o município desde o final de 2011 e com a visão de futuro dos benefícios que estes açudes ainda vão trazer para o setor”, diz.