NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Excesso de tecnologia
    Gilberto Jasper - Em Outras Palavras

    Excesso de tecnologia

    adminBy admin19 de julho de 2012Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A modernidade provoca paradoxos de difícil compreensão. Praticamente todo mundo dispõe de no mínimo um ou mais equipamentos que permitem registrar fotografias. As engenhocas vão desde minúsculas câmeras digitais até poderosos celulares, tablets e uma infinidade de ferramentas que permitem flagrar cenas em qualquer circunstância. E estas imagens podem, em poucos segundos, serem postadas em algum blog, site ou perfil do Facebook tornando-se de conhecimento mundial.

    A velocidade do aperfeiçoamento deste tipo de mídia desafia os especialistas que são unânimes em reconhecer que é impossível prever até onde nós chegaremos. Afinal, qual é o limite?

    Ao mesmo tempo que isso acontece, as pessoas não podem mais manusear suas fotos porque raramente são reveladas e impressas em papel. Flagrantes de viagens, passeios e de momentos festivos só podem ser apreciados quando postados em redes sociais ou enviados por e-mail. Outra alternativa é organizar um jantar de confraternização entre amigos e familiares para recordar os bons momentos eternizados numa imagem. Ninguém mais carrega álbuns para folhear e mostrar aos colegas de trabalho ou acomoda fotos na carteira para mostrar aos amigos.

    A capacidade de capturar informações também impressiona. Nunca antes na história da humanidade foi possível absorver tanta notícia de qualquer continente em tempo real. Esteja onde estiver, o vivente pode “conversar” dos mais remotos rincões com amigos, vizinhos ou parentes em tempo real, bastando adquirir a ferramenta necessária.

    É estranho ver jovens reunidos trocando mensagem entre si em vez de conversar

    Apesar do bombardeio que fez do mundo a chamada aldeia global, consultórios de analistas, psiquiatras e terapeutas de casal estão lotados de pessoas que simplesmente não conseguem se comunicar. Qualquer esforço para estabelecer parâmetros de comunicação é bem-vindo, mas cheguei à conclusão que a esmagadora maioria das notícias consumidas é totalmente dispensável, duvidosa ou inverídica.

    A sede instigada pela curiosidade em torno de todos os segmentos da atividade humana gerou uma necessidade cada vez maior de produzir conteúdos. Afinal, os milhares de sites e outros instrumentos baseados na internet se multiplicam. E é preciso abastecer todos estes espaços permanentemente.

    A pressa motivada pela ansiedade impede a verificação da veracidade de todas as informações veiculadas. Como se trata de uma rede de alcance mundial, um equívoco paroquial se transforma, em poucas horas, em manchete internacional com consequências muitas vezes nefastas que destroem reputações.

    Já confessei aqui minha ojeriza com a massificação no emprego de tecnologia nas relações humanas. Não suporto ver uma mesa de bar ocupada por latptops tomando o espaço de copos e garrafas de cerveja ou de vinho. Sofro ao vislumbrar jovens ao sol, num domingo de inverno, trocando mensagens entre si, disparadas de seus próprios smartphones!.

    O equilíbrio como sempre está no meio termo, ou seja, no uso criterioso das tecnologias e de suas ferramentas. A escravidão provocada pela internet me assusta, apesar de não desconhecer seus benefícios. Mas é preciso cuidado. Do jeito que a coisa anda, em breve na hora de colocar a mesa do jantar além dos pratos e talheres será necessário garantir o espaço para o computador.

    Arroio do Meio, tradição de beleza

    Há duas semanas listei aqui um pequeno – porém significativo – grupo de antigos colegas que encontrei numa rápida passagem pelo supermercado do STR num sábado à tarde. Foram fugazes, mas significativos momentos de reminiscências de uma adolescência de outros tempos.

    Esqueci de citar uma amiga de longa data, cuja beleza somente se acentua com o passar do tempo. Falo da Mara Leanete Kuhn, antiga moradora do bairro Bela Vista (onde residi), ex-colega de aula e do coral do antigo Colégio São Miguel e parceira de inúmeras jornadas esportivas, principalmente de torneios de vôlei.

    Infelizmente só pude vislumbrá-la a distância e não tive oportunidade de conversar com Leanete, a quem mando, daqui, um grande abraço.

     

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    OS DOIS LADOS DA VIDA

    14 de novembro de 2025

    ÉPOCA DE SERENIDADE: É POSSÍVEL?

    7 de novembro de 2025

    RECORDAÇÕES E EQUILÍBRIO

    30 de outubro de 2025

    VIDA E ESPERANÇA

    24 de outubro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.