A programação da CulturArtchê 2012 segue mobilizando os estudantes das três redes de ensino de Arroio do Meio. Entre as atividades em andamento, ganham destaque a Biblioteca Itinerante Mala de Garupa, Escritor Presente e o Encanta Arroio do Meio.
Segue até o dia 31 de agosto mais uma etapa do Encanta Arroio do Meio, momento em que os corais estudantis e alunos levam o encantamento de suas vozes, ritmos e melodias para espaços públicos, empresas, grupos de trabalho e casas comerciais. Ao total serão realizadas 27 apresentações de 11 corais infantis envolvendo 320 cantores. O público-alvo das apresentações são trabalhadores e comunidade em geral.
Desde o início do mês, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio estão tendo a oportunidade de conversar descontraidamente com escritores que, em visita às escolas, falam sobre suas obras. Na manhã da quarta-feira, os alunos do 1º ao 4º ano da Escola Municipal Princesa Isabel receberam a visita da escritora Lenira Heck.
Durante a conversa com os pequenos, a escritora salientou que adora fazer este tipo de trabalho. “Não tem coisa melhor do que contar e ouvir histórias. O mundo do faz de conta não é o mundo da mentira. Esse mundo viaja e faz com que as pessoas viajem com ele, fazendo as pessoas se emocionarem e rir”, conta. Durante o encontro, Lenira contou histórias, falou sobre suas obras e interagiu com os alunos por meio de músicas e perguntas. Após os encontros, a escritora autografou livros.
Outra escritora que está presente nesta edição da CulturArtchê é a arroio-meense Greicy Weschenfel-der que conversou com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escritora pautou em suas palestras a importância da leitura, da escrita e do falar, destacando que estes três itens juntos fazem parte do ser humano. “Frisei que a base de tudo está na leitura, que é bom pegar um jornal e ler, se inteirar do que está acontecendo além de ampliar o nosso vocabulário. Coloquei ainda aos alunos que a realização do meu livro, foi acima de tudo a realização de um sonho e da importância de acreditar e lutar pelo que se quer”.
Greicy destaca que houve muita interação por parte dos alunos, que buscaram ouvir questões simples do cotidiano para refletir. Diz ainda que se sente lisonjeada em ser uma das convidadas deste evento, pois o município está valorizando os talentos da região. “Estou realizada com a oportunidade que me foi dada. Vejo que as palestras são bem aceitas pelos alunos, sem fa¬lar do carinho das pessoas que tem sido grande”. Greicy palestra nas escolas até o dia 29 de agosto.
Já o projeto Biblioteca Itinerante Mala de Garupa, em andamento desde 14 de agosto, tem como propósito divulgar nas escolas e entidades a cultura tradicionalista, incentivando a leitura da história do Rio Grande do Sul e buscando valorizar os feitos e fatos do Estado. Esta biblioteca está sendo conduzida às escolas por cavalarianos, escoltados pela Brigada Militar. O projeto que tem o apoio do CTG Querência do Arroio do Meio encerra no dia 20 de setembro.