Após duas semanas de descanso, os alunos da Escola Estadual Guararapes retornaram para a sala de aula com novidades. Desde a segunda-feira, o educandário está com novos horários de aula nos três turnos. A medida, que já está implantada em outras escolas da rede estadual, tem como principal objetivo de adequar a lei 11.738/2008.
Conforme a assessoria de imprensa da 3ª Coordenadoria Regional de Educação a lei estabelece que a carga horária do professor com o regime de 20 horas deve ser cumprida em 13 horas de 60 minutos em regência de classe, bem como prevê um terço desta carga horária para as horas atividades. Dependendo da duração dos períodos/aula e do recreio, será calculado o número de períodos que o professor deve atuar em sala de aula para cumprir o seu regime de trabalho.
Os novos horários, válidos para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, foi organizado da seguinte maneira: das 7h25min às 11h50min (manhã) e das 12h55min às 17h20min (tarde). A coordenadora pedagógica da escola, Helena Kapra, explica que a alteração não é para aumentar a carga horária dos alunos que é de 800 horas anuais, mas sim para ajustar a carga horária dos professores em 20 horas semanais. “Dessas 20 horas, o professor deve cumprir 13 horas relógio em sala de aula e 7 horas relógio em atividades, sendo que 4h devem ser cumpridas na escola e 3h em planejamento, que pode ser feito em casa”.
Os turnos da manhã e tarde já estão operando no horário novo. Já para os mais de 240 alunos do noturno, a alteração no horário ainda está sendo analisada. “No turno da noite, o horário a ser cumprido deverá ser das 18h45min às 23h05min, mas estamos bem preocupados para não prejudicar os alunos que trabalham. Estamos conversando com as empresas para que elas entendam essa situação e que possam liberar os alunos mais cedo. Não queremos de forma nenhuma que essa adequação prejudique a carreira profissional do estudante”, enfatiza Helena.
As aulas no turno da noite continuam com o horário antigo, que deve ser alterado em, no máximo, em duas semanas. Apesar disso, os professores estão chegando mais cedo ao educandário para cumprir com a sua carga horária. “Essa discussão ainda não está encerrada, porém, estamos nos adaptando ao que foi determinado para atender o que a mantenedora está impondo”, salienta a coordenadora pedagógica.
A decisão dos horários é de responsabilidade do próprio educandário. “Cada escola, de acordo com sua realidade como transporte escolar e localização, está fazendo o seu horário, contemplando as orientações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As orientações se aplicam para professores dos níveis do Ensino Fundamental e Médio”, explica a assessora de imprensa da CRE, Claci Gasparotto.