Vale do Taquari – Manter as propriedades rurais em funcionamento e os jovens no campo. Este é o objetivo do “Projeto Piloto de Sucessão Familiar na Dália Alimentos”, apresentado aos associados na última segunda-feira. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal da cidade de Nova Bréscia e contou com a participação de 52 associados de Encantado, Relvado, Nova Bréscia, Doutor Ricardo e Coqueiro Baixo.
O presidente Gilberto Antônio Piccinini comenta que a sucessão familiar nas propriedades rurais tem preocupado entidades, autoridades e lideranças. De acordo com dados do Censo 2010, nos últimos dez anos a população rural do RS diminuiu quase que em 280 mil pessoas, passando de 18,35% para 14,9%. Há 40 anos, mais de 50% da população vivia no meio rural, de acordo com estudo apresentado por várias entidades governamentais.
Piccinini afirma que a finalidade geral do trabalho é conduzir o processo de sucessão familiar dos associados da Cooperativa, com a realização de palestras para as famílias, visitação periódica nas propriedades, capacitação com profissionais especializados para cada atividade a ser desenvolvida e o gerenciamento das propriedades com acompanhamento de um profissional da área.
Durante o encontro a professora Evânia Schneider falou aos presentes sobre a evolução da agricultura no Brasil, a globalização, a condução agrícola como empresa e a permanência do jovem na propriedade rural. Para a educadora, que viveu por algum tempo no meio rural, a falta de gestão ocasiona a migração do jovem para a cidade. “No entanto, a propriedade rural é um negócio como qualquer outra atividade de trabalho”, diz.
As famílias da “Região Cinco” de cobertura da empresa podem realizar a sua inscrição durante todo o mês de outubro, junto ao Setor Social da Cooperativa. Maiores informações, pelo fone 51 3751-9009 ou pelo e-mail social@dalia.com.br.