Vale do Taquari – Está marcado para o dia 22 de novembro o processo de eleição de diretores da 3ª Coordenaria Regional de Educação (CRE). “As escolas estão vivendo um momento muito importante para a concretização dos avanços na democratização do sistema educacional público estadual”, afirmou o secretário de Estado da Educação, José Clóvis de Azevedo.
Todos os segmentos escolares têm direito a voto: alunos com mais de 12 anos, pai, mãe ou responsável, professores e funcionários, sendo que o voto terá peso proporcional de 50% para ambos os segmentos. Outra alteração determina que a escolha não seja uninominal, mas por chapa constituída por diretor e vice ou vices, conforme o caso.
No ato da inscrição cada chapa terá que apresentar um programa de gestão e deverá comprovar uma adesão mínima da comunidade à proposta. Após o período eleitoral os diretores eleitos deverão realizar curso de capacitação oferecido pela mantenedora. Isto deve ocorrer antes de tomar posse, também os gestores escolhidos devem se comprometer a participar de todas as qualificações previstas pela política de formação continuada para gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenadoria Regional de Educação.
Ao apresentar estas alterações o secretário de Estado da Educação afirma em carta às comunidades escolares que “estas modificações legais são essenciais para o aperfeiçoamento do processo. Espero que ao final deste período possamos dizer, com orgulho, que nossas escolas e professores educam pelo exemplo, dando ao Rio Grande uma aula de participação, de comprometimento ético e de democracia”, argumentou José Clóvis de Azevedo.