Arroio do Meio – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) diz que campanhas de premiações são inviáveis. Os motivos para o enfraquecimento das promoções são o elevado custo de certificação dos sorteios na Caixa Econômica Federal e Ministério da Fazenda, e o desinteresse dos associados em cotas de adesão às cautelas.
O presidente do CDL, João Fuhr, afirma que os próprios associados cobraram mais qualidade da iluminação natalina. “Não foi cobrado o retorno dos prêmios.” O último sorteio organizado pela entidade ocorreu no Natal de 2010. Foram sorteados R$ 47 mil em vale-compras. Fuhr lembra que a modalidade tinha boa aceitação entre consumidores e comerciantes, porque premiava mais de um ganhador e estimulava o comércio local. Porém, a multa de R$ 15 mil pela falta de certificação – cujo custo está estimado em R$ 25 mil -, e os altos investimentos em divulgação tornaram a campanha inviável.
No mesmo ano, outras campanhas realizadas na região também foram multadas. A entidade arroio-meense chegou a recorrer em três instâncias, sem êxito. “O associado não precisou ajudar a pagar a multa”, observa João. Em outras edições a direção já havia implantado o sistema de cotas. No entanto, apenas 50 dos 148 associados participaram, e muitos estabelecimentos implantaram campanhas individuais. Por isso, o sorteio foi extinto em 2011.
João cita como exemplo de cotas a contribuição de R$ 700 por estabelecimento associado, pagos em cinco parcelas de R$ 140. O valor dá direito a três mil cartelas. “Com a participação de 100 associados teríamos R$ 70 mil, além de patrocínios e incentivos municipais. A contribuição dos lojistas poderia ser revertida toda em vale-compras.”
No entanto, os lojistas acham o valor muito elevado e acreditam que é necessária contrapartida da administração. Também reconhecem que as campanhas individuais têm custos elevados de divulgação, além do risco de multa por falta de certificação. Mas acreditam que as taxas mensais pagas ao CDL – com valores a partir de R$ 50 – devem contemplar mais benefícios, e não apenas o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Fuhr comenta que incentivos municipais para sorteios devem se estender a todos os estabelecimentos comerciais, inclusive àqueles não filiados ao CDL, em decorrência da prestação de contas à União. Desta forma, a entidade seria apenas a organizadora da campanha. Conforme ele, o assunto foi tratado no início do ano com o Executivo e o Legislativo. Entretanto, o repasse de parte do orçamento da Câmara e incentivos mais expressivos da administração não foram possíveis em função do ano eleitoral.
Em 2013, a entidade pretende ampliar o diálogo na comunidade. Na avaliação dos consumidores, a premiação estimula a compra no comércio local, mas não é determinante. A dona de casa Ilaine Scherer, 38 anos, moradora de São Caetano, diz que o preço, qualidade dos produtos e o atendimento também influenciam.
Horários especiais para o comércio aprovados pelo sindicato
Nos sábados, 01,08 e 15/12– até às 17h
No sábado, 22/12 – até às 18h
De 03 à 07/12 – até as 18h30min
De 10 à 18/12 – até as 19h
De 19 à 21/12 – até às 20h
No domingo, dia 23/12 – das 17h às 20h30min
Dia 24/12 até às 17h
Dia 31/12 até às 17h