Vale do Taquari – Quem ainda não visitou a XVIII Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale 2012) tem até domingo para conhecer os mais de 400 estandes localizados no Parque do Imigrante. Até essa quinta-feira, a comissão organizadora calcula um número superior a 50 mil visitantes.
A grande expectativa do público geral para este fim de semana é o show do cantor nordestino, Zé Ramalho. A apresentação ocorre a partir das 22h30min deste sábado, e promete lotar o espaço reservado para apresentações. O ingresso para o show custará R$ 25,00. Durante a semana, artistas de grande renome no cenário nacional da música, como Raça Negra e Família Lima, também passaram pelo palco.
Outro grande momento do evento foi a gravação do programa Galpão Crioulo, na noite de segunda-feira. A trupe de Neto Fagundes levou ao palco do Parque do Imigrante diversos artistas tradicionalistas. Entre os mais renomados, destaque para João Luiz Corrêa, Jorge Guedes e Grupo Alma Crioula.
Rodada de negócios com mais de 120 reuniões
Sete grandes organizações da região – Fruki, Bom Gosto, Rede Farmavale, Imec, Hospital Bruno Born, Univates e Construtora Zagonel – sentaram-se à mesa, nesta terça-feira (13.11), com vendedores de micro e pequenas empresas de diferentes partes do Estado. O cruzamento de interesses gerou mais de 120 reuniões. Foi a Rodada de Negócios, evento realizado pelo Sebrae na XVIII Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale 2012), no auditório do pavilhão 4.
A atividade foi conduzida pelo coordenador estadual das rodadas de negócios do Sebrae, Jakson da Luz. “Em todo o Rio Grande do Sul organizamos de 50 a 60 rodadas por ano. Em Lajeado, em razão de nossa parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acil), sempre promovemos dentro de alguma feira, na Expovale ou na Construmóbil”, informou Luz.
A rodada oportunizou a micro e pequenas empresas encontros individuais de 20 minutos com as grandes compradoras em potencial. Nesta, que foi a quinta edição no município, participaram 35 empresas sediadas, principalmente, no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Serra, Vale dos Sinos e Região Metropolitana. Vendedores dos setores da indústria, comércio, serviços e agroindústria.
Lasier Martins lota auditório da feira
Mais de 200 pessoas lotaram o auditório da Expovale 2012, na noite da última segunda-feira para acompanhar a palestra do jornalista Lasier Martins. Ele falou sobre o atual cenário econômico mundial, fazendo uma relação com a realidade da região.
Esta foi a quarta Expovale com a participação de Lasier. Na feira, em edições anteriores, já gravou para os programas Jornal do Almoço e Gaúcha Repórter, ambos do Grupo RBS. “A Expovale é a vitrine fiel da pujança do Vale do Taquari. Mostra todo o potencial produtivo e econômico, a diversidade da região”, comentou ele, enquanto visitava os pavilhões, acompanhado de integrantes da comissão organizadora do evento.
Workshop debate tecnologias para as indústrias de alimentos
Outro destaque da feira foi a realização do XIII Workshop em Alimentos. A atividade é organizada pelo Grupo Técnico em Alimentos da Univates, do Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari e da Propex, com o apoio da comissão organizadora da Expovale.
Na abertura do evento, o presidente da Expovale 2012, José Zagonel, enalteceu a importância deste tipo de evento para profissionais das indústrias de alimentos. Ele enfatizou que o Vale do Taquari já comporta, além do evento técnico, uma feira focada no setor alimentício. “A região possui uma grande força na produção de alimentos e uma feira daria este impulso para o segmento, que tem na Univates um centro disseminador de conhecimento capaz de dar toda sustentação necessária”, afirmou Zagonel.
O diretor do Centro de Tecnologia de Alimentos da Univates, Mouriac Diemer, disse que a universidade tem boa parte do seu planejamento de ação focado na área de alimentos. Citou a estrutura de pesquisa e serviços na área de alimentos, o mestrado em biotecnologia, o curso de gradu-ação em Engenharia de Alimentos e confirmou para o ano que vem a construção do prédio do Polo Tecnológico (Tecnovates). “Nosso propósito de ser o elo de ligação com o setor produtivo e multiplicar o conhecimento”, afirmou Diemer.
Conforme a coordenadora do Grupo Técnico em Alimentos, a farmacêutica Tânia Gräff, os avanços tecnológicos nas indústrias de alimentos permitem o desenvolvimento de produtos com alto grau de sofisticação dos consumidores. “As empresas investem em pesquisa e desenvolvimento de produtos, sendo a saúde fator determinante na escolha de alimentos”, observou Tânia, salientando que as pessoas valorizam produtos diet ou light, funcionais e nutracêuticos, por serem alimentos relacionados à saúde.
A Expovale se estende até o dia 18 de novembro de 2012. O evento é uma promoção da Acil e da Prefeitura de Lajeado. Tem patrocínio da Vonpar e Unimed VTRP, e conta com o apoio do Banrisul, Randon, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Corsan e Distribuidora de Produtos de Petróleo Charrua. Mais informações podem ser obtidas no site www.expovale.org.br.