Arroio do Meio – O prefeito Sidnei Eckert está sem pressa para anunciar os secretários deste seu novo mandato. Nesta segunda-feira, divulgou os comandantes das secretarias de Administração e de Indústria, Comércio e Turismo. O cronograma de anúncios respeitará as negociações com os partidos, mas antecipa: a escolha será feita para continuar a metodologia de trabalho implantada nos primeiros quatro anos de gestão.
A novidade fica com o secretário de Administração. Ex-chefe de gabinete do prefeito, Marcelo Luiz Schneider substitui, de maneira efetiva, Márcio Cazzoti – que se retirou do cargo no primeiro semestre de 2012, para concorrer a uma das 11 vagas do Legislativo.
Para o prefeito, a escolha de Schneider se deve à experiência adquirida enquanto chefe de gabinete, como as informações necessárias para elaborar projetos e as relações do Executivo com a comunidade. “Tem algumas melhorias para fazer, como o atendimento da secretaria.”
Schneider ressalta outra alteração necessária para a secretaria: o sistema de informática, com uma maior integração na Administração Municipal.
Na secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, permanece o atual secretário, Norberto Dalpian. Integrado ao secretariado em janeiro de 2012 – substituindo Jaqueline Kuhn, que concorreu à vereança -, a expectativa era de permanecer só aquele ano no Executivo. O trabalho realizado, como a implantação do sistema de micro-crédito, e a filosofia de “continuidade do governo” foram responsáveis por manter Dalpian no quadro.
Conforme Eckert, o secretário foi um dos responsáveis pela atração de novos investimentos, como a CentralSul, que saiu de Lajeado, assim como as negociações para a ampliação de outras fábricas, como a Girando Sol. O prefeito aponta a criação do Distrito Industrial como forma de beneficiar os pequenos empresários do município.
Descarte de novas secretarias
Eckert descartou criar novas secretarias neste mandato. O questionamento se referiu a dois departamentos específicos: Cultura e Esportes. Para Eckert, antes de se criar uma pasta específica para estas áreas, é necessário o amadurecimento da ideia.
“Antes de criar o brinquedo, é preciso saber como vamos usá-lo”, filosofa. O prefeito, entretanto, sugere que para o setor de Esportes, existe a possibilidade de se criar um departamento.
Ressalta que, quando assumiu o governo, em 2009, a ideia era reativar o Conselho Municipal de Esportes. Reforça que, com este trabalho, o campeonato arroio-meense passou a ser realizado todos os anos e outras categorias, como futsal e vôlei, ganharam espaço no calendário de eventos esportivos da cidade.
Próximos secretários
Resta a nomeação dos comandantes das secretarias de Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento. Apesar do mistério em torno do anúncio, a probabilidade é de poucas mudanças. Porém, Eckert não descarta algumas surpresas.
A previsão é de que outros dois nomes sejam anunciados na próxima semana, mas não há informação de quais setores.

