NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Mutirão de Máquinas qualifica estradas em Linha 32

    18 de abril de 2026

    Invernadas artísticas intensificam preparação para concursos estaduais

    17 de abril de 2026

    Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

    17 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
      Recent

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026

      Cruzeiro e União iniciam jogos semifinais pela categoria de Titulares

      11 de abril de 2026

      Picada Flor reinaugura sua sede

      7 de março de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Advogada da Alemanha de passagem pela primeira vez em Arroio do Meio
    Cotidiano

    Advogada da Alemanha de passagem pela primeira vez em Arroio do Meio

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari30 de janeiro de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Em visita à nossa redação, Roswitha (D) e Raquel (E), contam a experiência do reencontro e as impressões da amiga visitante
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Roswitha Kristina Wahler, 43, natural de Munique, na Alemanha, deixou seu enteado e seu marido no velho mundo e fez sua passagem por Arroio do Meio por quatro semanas. Durante o período, se hospedou na casa de sua amiga Raquel Rockenbach, no distrito de Forqueta. Roswitha trabalha como advogada empresarial há 16 anos. Atualmente, é diretora do departamento jurídico de uma rede europeia de restaurantes e fast food chamada “Hans im Glück”. “Temos muito sucesso no ramo de hambúrgueres na Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda. Estamos planejando novas expansões”, explica.
    Nas semanas que conheceu nosso município, conta que se sentiu muito acolhida pela família de Forqueta. “Raquel e eu nos conhecemos há 23 anos, quando estudávamos em Recklinghausen, quando fez intercâmbio por intermédio da Univates. Ela veio várias vezes à Alemanha durante esse período e pudemos nos encontrar mais uma ou duas vezes. Em 2024, quando houve as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, entrei em contato com Raquel pelo Facebook para saber como estava. Voltamos a manter contato regularmente e ela me convidou para visitá-la”, explica.
    Também conta que ficou muito impressionada em ver de perto tudo que se ouvia falar pela mídia durante a catástrofe. “Visitamos a Ponte de Ferro aqui na cidade e o memorial em Lajeado. Foi muito interessante para mim ver isso, pois Raquel sempre me enviou vídeos pelo WhatsApp quando a ponte ainda não existia e tudo estava destruído. Fiquei muito surpresa com o quanto foi grave. Estou totalmente encantada com a natureza e as cores verdes exuberantes das árvores e dos prados. Eu esperava que, devido ao calor, tudo estivesse marrom e queimado. Essa vastidão e todo esse espaço para a natureza e os animais são inspiradores”, comenta.
    Raquel levou Roswitha para provar o tradicional churrasco gaúcho na casa do irmão Márcio Rockenbach e para conhecer bons lugares do Vale do Taquari e do Brasil. Fizeram passagem pelo Cenário da Lagoa (onde ocorre a tradicional Via-Sacra) e Igreja de Pedra em Forqueta, Cristo Protetor em Encantado, Santa Cruz do Sul, cânions em Cambará do Sul, Gramado, Canela, Rio de Janeiro, Alagoas, dentre outros espaços turísticos.
    Quando questionada sobre o que mais deixou impressionada, fala das desigualdades no Brasil e acha triste como alguns animais ainda estejam desamparados “Numa cidade como o Rio, por exemplo, dificilmente poderia deixar mais clara a diferença entre ricos e pobres. A coexistência entre consumo, luxo e abundância, por um lado, e pobreza, sofrimento e insatisfação, por outro. Minha impressão do Brasil é totalmente positiva, mas uma coisa que também me marcou, foi o sofrimento dos animais. Os muitos cães e gatos que vivem sem lar, que estão na rua. As galinhas que simplesmente correm livremente ao lado da rodovia. Os cavalos que precisam ficar amarrados sob o sol forte, sem água. Isso dói no meu coração. Na Alemanha, sou voluntária em uma organização de proteção aos animais, e, vendo esta evolução que já é visível (castração, doações para abrigos de animais, pontos de alimentação públicos e pessoas que cuidam deles), desejo que melhore ainda mais. Na minha próxima visita, gostaria de ver uma evolução positiva neste sentido”, afirma.
    Em visita à redação do jornal O Alto Taquari, a advogada ressalta o acolhimento de todos. “. Este país tem tanta diversidade a oferecer. Vou levar essas impressões comigo e contá-las para todo mundo. Já vi muitas coisas pelo mundo e raramente me senti tão orgulhosa de ser alemã como no Brasil. Se me perguntassem o que eu gostaria de levar para casa, seria as sorveterias de “Açaí”, com sua grande variedade e a possibilidade de montar seu próprio prato, também quero levar a loja dos chinelos “Havaianas”. Infelizmente, não temos uma variedade tão grande na Alemanha. A Raquel e sua família cuidam tão bem de mim que me sinto bem e confortável. Receber tanta hospitalidade e cordialidade é indescritível. Espero poder retribuir isso um dia, quando puder receber os Rockenbach novamente no meu país”, finaliza.

    Roswitha (D), Raquel e sua mãe Dulce Renata Rockenbach conhecem o coração do Cristo Protetor, em Encantado

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026

    Luiza Rafaela Barth: talento sobre rodas e diante das câmeras

    5 de abril de 2026

    Outono traz aumento de doenças respiratórias e pede mais cuidados

    28 de março de 2026

    Décadas de fé e missão: Pastor Jair celebra 30 anos de ministério

    7 de março de 2026
    Não perca

    Mutirão de Máquinas qualifica estradas em Linha 32

    18 de abril de 2026

    Com o objetivo de qualificar as condições de trafegabilidade e ampliar a segurança no deslocamento…

    Invernadas artísticas intensificam preparação para concursos estaduais

    17 de abril de 2026

    Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

    17 de abril de 2026

    Projeto de R$ 7,5 milhões prevê nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

    17 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Mutirão de Máquinas qualifica estradas em Linha 32

    18 de abril de 2026

    Invernadas artísticas intensificam preparação para concursos estaduais

    17 de abril de 2026

    Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

    17 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Mutirão de Máquinas qualifica estradas em Linha 32

    18 de abril de 2026

    Invernadas artísticas intensificam preparação para concursos estaduais

    17 de abril de 2026

    Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

    17 de abril de 2026

    Projeto de R$ 7,5 milhões prevê nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

    17 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.