Para sensibilizar pessoas, empresas e entidades a refletirem sobre o Rio Grande do Sim, a ADVB/RS lançou um folder, onde há cinco atitudes destacadas. Conforme a iniciativa são ações a serem realizadas pelos gaúchos, que podem ajudar o Estado a destravar o seu desenvolvimento. São elas: ‘Parar de ser do contra’, ‘Pensar e agir coletivamente’, ‘Reconhecer diferenças para somá-las’, ‘Parar de ser negativista’ e ‘Ter o Rio Grande no coração e o mundo na cabeça’. Também consta no folder uma piada muito conhecida que diz que uma cesta com caranguejos gaúchos poderia ficar sempre aberta, pois quando um dos caranguejos estivesse subindo, outro o puxaria para baixo”.
Barrigada
A “contratação” do jogador de futebol “Enrico Cabrito” virou hit na internet nesta semana. Inventado por internautas, o jogador argentino fictício foi noticiado na imprensa gaúcha como a nova contratação do Grêmio. O narrador da RBS Paulo Brito chegou a anunciar no Jornal do Almoço. Um dia após, Brito pediu desculpas aos telespectadores por não ter apurado a informação. “Eu caí e dou meus parabéns aos criadores da brincadeira”. Tudo não passou de uma brincadeira que alguns levaram a sério.
Na rua
O chargista de Zero Hora, Marco Aurélio foi demitido do jornal Zero Hora por conta da publicação da charge alusiva às vítimas da tragédia em Santa Maria. De acordo com ele, o objetivo da charge era ser solidário aos familiares das vítimas. “Charge funciona assim, demonstra o momento. Não poderia chegar ali e falar sobre o sexo dos anjos. Era uma forma de apoio aos pais. Tem até uma menina dizendo ‘mãe, estou bem’”, declarou ao site Coletiva Net.
Pós-eleição Câmara e Senado
Do escritor e cronista Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo, sobre o assunto: “ Quando José Sarney, José Dirceu e Fernando Collor unem-se para elogiar e defender alguém, o cidadão comum poder tirar três conclusões: tem sacanagem na parada, a vaca foi de vez para o brejo e o estoque de vergonha disponível para uso de eleitos está acabando. Já era.”
O interior que fascina
Durante o mês de abril, estaremos com a exposição Fotográfica Retratos da Colônia, no Sesc em Lajeado. A mostra revelará paisagens e cenas do cotidiano rural dos municípios de Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha, Pouso Novo, Travesseiro, Boqueirão do Leão e Marques de Souza, no Vale do Taquari.
Passeios na terra da polenta
O projeto Passeios na Colônia sobe a serra e chega a Boqueirão do Leão, dia 17 de fevereiro. A saída, de ônibus, será às 7h30, de Tamanduá em Marques de Souza. São seis quilômetros de caminhada desde a sede do município até o Perau da Nega. Inscrições limitadas até a próxima segunda-feira pelo fone 9583-2672.