Arroio do Meio – A implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pode ser implantada. O vice-prefeito Áurio Scherer afirma que a união de forças viabiliza a conquista. O pré-projeto está sob a responsabilidade das irmãs do Divina Providência, mantenedora do hospital da cidade. Serão até dez leitos, no Hospital São José, que trarão mais especialidades médicas ao município.
A conquista de uma UTI é sonho de muitos municípios do Vale do Taquari. Nesta corrida entrou Arroio do Meio. O anúncio foi feito por Scherer, na posse dos secretários da Saúde, Fazenda, Educação e Planejamento, dia 05. O vice-prefeito afirma que, tão logo o material estiver no gabinete, será encaminhado para o Estado e a União. “Temos apoio técnico e político para realizar este anseio da comunidade. Contamos com o conhecimento das equipes do hospital e o apoio dos governos estadual e federal para concretizar a obra”, relatou Scherer.
Além de atender o município e região com mais leitos de UTI, o investimento trará mais especialidades para a cidade, já que muitos procedimentos dependem de aparato de emergência. Atualmente são 31 leitos instalados em Estrela e Lajeado, entre UTIs neonatal, pediátrica e adulta.
Vantagens
Para Scherer há um conjunto de motivos pelos quais o município está adiantado no processo de obtenção da UTI. Um deles é a unidade formada em torno do assunto. Prefeitura, corpo clínico e administração da casa de saúde estão apontando para o mesmo sentido. O ponto seguinte é a qualidade do projeto. “Não é possível angariar recursos para qualquer que seja a obra sem um projeto bem elaborado, e nós possuímos este instrumento”, disse. Há também a vantagem política, que dá acesso aos gabinetes de Porto Alegre e Brasília.