A desidratação significa que seu corpo não possui a quantidade suficiente de água e fluidos que deveria. Os idosos e os que se encontram doentes também possuem maior propensão. Com o calor, o corpo humano necessita de cuidados. A enfermeira Sheila Berti, da Secretaria Municipal da Saúde de Capitão, mostra como podemos tratar dessa doença com medidas simples.
AT – O que é desidratação?
Enfermeira Sheila Berti – Desidratação é uma doença grave que se caracteriza pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções. Essa enfermidade pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais perigosa para crianças e idosos.
AT – Porque ela é causada?
Sheila – A desidratação ocorre quando a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não é reposta adequadamente. Pode ocorrer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, quando há vômitos, diarreias e febre; nos dias muito quentes através da transpiração excessiva; nos portadores de diabetes.
AT – Quais os sintomas da desidratação?
Sheila – Sintomas: sede exagerada, boca e pele secas, olhos “fundos”, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese, e nos bebês a moleira afundada. Dor de cabeça, tonturas, sonolência, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem ser sinais de desidratação.
Com o agravamento do quadro pode ocorrer também queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões e em casos gravíssimos falência de órgãos e até mesmo a morte do paciente.
AT – Quais são os níveis da desidratação?
Sheila – A desidratação pode ser classificada como leve, moderada e grave.
AT – Como funciona o tratamento?
Sheila – Para bebês nos primeiros seis meses de vida para evitar a desidratação é a amamentação. Depois nas demais idades nos casos de desidratação leve ou moderada deve-se beber muita água em goles pequenos e intervalos curtos pode ser o suficiente para reidratar o organismo.
Nos casos graves de desidratação, a reidratação deve ser feita com soro oral. Esse soro pode ser preparado em casa e tem validade de 24 horas após ser diluído em água.
Receita de soro caseiro: 1 litro de água filtrada ou fervida (fria), uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar. Misturar bem e beber um pouco por vez até o final de um litro.
AT – Algumas medidas preventivas para evitar a desidratação
Sheila – Beba bastante líquido (água), pelo menos dois litros por dia.
– Fique de olho nas crianças e idosos e certifique-se de que estão tomando a quantidade necessária de líquido para manter a hidratação. Muitas vezes tanto as crianças quanto os idosos esquecem de ingerir água.
– Use roupas leves e evite o sol em dias muito quentes.
– Pratique exercícios físicos em horários mais frescos.
– Lave sempre bem as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro.
– Certifique-se de que os alimentos que estão sendo ingeridos foram preparados de forma adequada.