Arroio do Meio – As ruas Alvino Schneiders, no bairro Novo Horizonte, e Presidente Vargas, no bairro Aimoré, serão contempladas com quebra-molas. A instalação dos redutores de velocidade foi autorizada pelos integrantes da Comissão Municipal de Trânsito, reativada nesta quarta-feira, após um ano.
Na via do bairro Novo Horizonte, serão instaladas duas unidades. A solicitação foi encaminhada à Administração Municipal no início de janeiro, logo após a morte de Ana Carolina Pereira do Nascimento, 6 anos. Ela foi atropelada enquanto cruzava a rua.
A proposta da comissão é usar o modelo implantado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) na ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul. Próximo de escolas, a autarquia instalou dois quebra-molas e, entre eles, pintou uma faixa de pedestres. “Assim o motorista é obrigado manter a velocidade baixa”, conta o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Luis Soares.
Já na rua Presidente Vargas, no bairro Aimoré, a preocupação é com o excesso de velocidade nas proximidades do Pituca. Os integrantes da comissão concordam que muitos carros, e até mesmo caminhões, desrespeitam as sinalizações, aumentando o risco de acidentes.
A comissão aprovou a instalação de um quebra-molas no trecho, próximo ao Pituca. Conforme o secretário de Planejamento, Henrique Meneghini, as melhorias devem ser implantadas dentro de 60 dias.
Pedido frequente
A solicitação de quebra-molas é frequente na comissão de trânsito. Na lista apresentada por Soares, foram protocolados pelo menos sete pedidos no Executivo, entre 4 de julho de 2012 e 31 de março deste ano.
Juntos, a comunidade reivindica quase 20 quebra-molas, como na Alvino Schneides, que eram esperados três. Os pedidos serão analisados nas próximas reuniões da comissão.
Mais alterações
A rua Dr. João Carlos Machado sofrerá algumas adequações no estacionamento, nas imediações da Caixa e da Farmácia São João. A pedido dos proprietários da farmácia, será instalada no local uma placa de parada máxima de 15 minutos para os veículos, assim como ocorre em outros estabelecimentos do setor na mesma via.
Com isso, o espaço destinado para carga e descarga será deslocado para próximo da Caixa Econômica Federal. Uma faixa amarela será pintada, com uma extensão de 15 metros – cerca de três vagas para automóveis – e o espaço só poderá ser usado por caminhões para a carga e descarga de produtos.
O horário de restrição no local segue o mesmo: das 7h às 10h30min, de segunda à sexta. O local está situado na faixa esquerda da via, que tem sentido único da ERS-130 ao Centro da cidade.
Estacionamento no Bela Vista
O intenso tráfico de caminhões na rua Presidente Vargas, no bairro Aimoré, nas imediações da BR-Foods será o principal assunto da próxima reunião. Os integrantes da comissão avaliarão a possibilidade de proibir o estacionamento de caminhões em um dos sentidos da via.
A intenção é facilitar o fluxo de veículos. Muitos caminhoneiros ocupam os dois lados da via – que é de sentido duplo – e dificulta o tráfego de veículos menores. Caso haja veículos em sentido contrário, é necessário que um pare e deixe o outro passar.
Comissão de Trânsito
• Analisa e opina sobre assuntos pertinentes ao tráfego e trânsito municipal, urbano e rural;
• Zela pelo cumprimento da legislação, adaptando para a realidade local;
• Delibera sobre o transporte coletivo;
• É formado por entidades representativa de diversos setores do município;
• As reuniões da Comissão Municipal de Trânsito ocorrem toda a terceira quarta-feira do mês, às 17h, com cerca de 1h30min de duração. O encontro é antes da sessão da Câmara de Vereadores.