Ao comemorar seus 30 anos de história, o Grupo de Danças Helmuth Kuhn, de Arroio do Meio, realiza neste domingo o 1º Festival Folclórico Infantil. A partir das 9h, os grupos folclóricos oriundos de diversas localidades do Estado serão recepcionados em frente a secretaria de Educação.
Uma caminhada seguirá até a Rua de Eventos, onde haverá diversas atividades de integração com a participação de Ditmar Born, da Rádio Independente. Haverá lanches e serviço de copa, além da parceria da Ervateira Ximango. As apresentações iniciam às 12h45min, oportunidade em que cada grupo convidado mostrará a beleza da etnia alemã em forma de dança.
Além do grupo anfitrião, a programação conta com a presença de grupos folclóricos de Colinas, Dois Irmãos, Forquetinha, Forqueta, Imigrante, Igrejinha, Lajeado, Maratá, Marques de Souza, Nova Petrópolis, Paverama, Poço das Antas, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul e São Pedro da Serra. O encerramento ficará a cargo da Banda Nova Estação.
O Helmuth Kuhn iniciou suas atividades em março de 1983, mas foi em 1987 que voltou as suas atenções para o público infantil, criando as categorias formadas por crianças. Fernando Fensterseifer era coordenador da categoria oficial na época, e também abraçou a coordenação das categorias de base. Ingrid Mariane Driemeyer veio para somar se empenhando para dar continuidade a esse trabalho. Mães de filhas integrantes das categorias mirim, juvenil e semioficial, Magda Fabiana Kaufmann e Marceli Goettems Galli integram a categoria oficial do grupo e coordenam as categorias infantis a semioficial formada por adolescentes.
Com muita habilidade, as coordenadoras fazem de tudo para manter os jovens fiéis a uma cultura tão distante da realidade atual, incentivando-os a ter interesse pela dança e sua tradição, além do orgulho em vestir um traje típico. “Tudo isso é recompensado pelas manifestações de carinho recebidas de cada integrante e familiares, do público que assiste e aplaude seus pequenos dançarinos. Participamos ainda de forma ativa das programações do município e de diversos encontros infantis como forma de retribuir a hospitalidade com a qual somos recebidos em todas as cidades que se passa”, salientam as coordenadoras.
Segundo elas a cada dia o Helmuth Kuhn mostra que é uma família unida. Um dos exemplos foi a carreata do final de semana passado para divulgar o evento deste domingo. A mobilização também pôde ser percebida no comércio arroio-meense que enfeitou suas vitrines com trajes típicos alemães.