Vale do Taquari – Os eleitores de Capitão, Pouso Novo e Coqueiro Baixo serão os primeiros da comarca eleitoral de Arroio do Meio a usarem o sistema biométrico nas eleições de 2014. As cidades foram selecionadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por terem mais eleitores que habitantes.
Juntos, os três municípios somam 6.690 eleitores – representando 25,7% do total de eleitores das seis cidades que compõem a comarca, fixado em 26.003. Capitão tem 2.552 eleitores, Coqueiro Baixo tem 2.407 e Pouso Novo conta com 1.731.
As cidades fazem parte das 300 de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, que serão recadastrados pela Justiça Eleitoral para usar o sistema, que consiste na identificação por meio das impressões digitais. Cerca de dez milhões de eleitores usarão o equipamento.
De acordo com o chefe de cartório da 104ª Zona Eleitoral, de Arroio do Meio, Renato Oliveira de Azevedo, o sistema é mais confiável e ágil. Com a nova maneira de votação, torna-se praticamente impossível ocorrer algum tipo de fraude na identificação do eleitor.
A partir de junho começam os cadastros da comarca. “O eleitor não precisa mais levar seu título ou documento com foto. No cadastro digital serão feitos a foto do eleitor, assinatura digital, e coleta da impressão digital” explica. Os municípios terão entre 90 e cem dias para cadastrar os eleitores.
Os cadastros poderão ser feitos até abril do ano que vem, seis meses antes das eleições para escolher presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores. Após o pleito, Arroio do Meio, Travesseiro e Nova Bréscia, totalizando 19,3 mil eleitores, serão cadastrados no sistema biométrico.
Título de eleitor
Sessenta e três pessoas precisam regularizar o título de eleitor. São pessoas que não justificaram a ausência nas últimas três eleições e correm o risco de terem o documento cancelado. Na comarca, apenas Travesseiro está livre da listagem.
Arroio do Meio é o município que tem mais pessoas pendentes: 50 no total. Em seguida aparece Coqueiro Baixo com cinco pessoas, Nova Bréscia com quatro pessoas, Pouso Novo com três pessoas e Capitão, com apenas uma pessoa.
Os eleitores que ainda não regularizaram a situação têm até o dia 25 de abril para isso. Com o cancelamento, a pessoa pode encontrar dificuldades para realizar empréstimos bancários, além de não poder ser nomeado em concursos públicos.
Outros problemas são o impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade e deixar de receber salários provenientes de função ou emprego público.
Como funciona
Cada seção eleitoral contará com um aparelho que lerá a impressão digital dos dois polegares e dos dois indicadores;
Caso aceito na primeira leitura, já poderá fazer a votação. A novidade é que não será necessária a assinatura no caderno de votação, que terá a fotografia dos eleitores cadastrados.