Vale do Taquari – Os municípios começaram nesta semana as reuniões dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comude). A entidade é responsável por definir quais os projetos da cidade devem ser incluídos na cédula de votação do programa Participação Popular e Cidadã (PPC). Para esta edição, está programada a liberação de R$ 5,9 milhões para o Vale.
Capitão foi a primeira cidade a realizar as reuniões. Ocorreu na manhã de quarta-feira, na Câmara de Vereadores. Hoje, dia 14, é a vez da comunidade se dirigir ao Legislativo de Arroio do Meio para definir quais são as prioridades do município.
Nas demais cidades de abrangência d’O Alto Taquari, as audiências dos Comudes ocorrem a partir da próxima semana. Na quinta, dia 20, é a vez de Pouso Novo. O calendário microrregional segue com Marques de Souza, no dia 25 e finaliza com Travesseiro, no dia 27.
Estes encontros são necessários para conhecer quais as necessidades de cada um dos 36 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã, que será realizado em 2 de julho, debaterá quais os projetos que serão integrados nas cédulas, em cada uma das dez áreas temáticas escolhidas há duas semanas.
Têm direito a voto os delegados escolhidos nas assembleias municipais e membros estatuários do Codevat (deputados estaduais e federais que moram no Vale, prefeitos, presidentes de Legislativos, presidentes de Comudes, 1 representante de cada entidade civil). Entidades que não estiverem cadastradas e quiserem participar, devem pedir a inclusão até o dia 25. É necessário cópias do cartão de CNPJ, do estatuto e da ata de eleição da última diretoria.
A comunidade, nos dias 6 e 7 de agosto, poderá escolher quais os projetos que nortearão o desenvolvimento regional.