Arroio do Meio – A falta de vagas de estacionamento incomoda quem vai ao Centro da cidade. Uma das alternativas apontadas é a implantação do estacionamento rotativo pago.
Enquanto medidas definitivas não são adotadas, entidades recorrem ao bom senso de motoristas e comerciantes.
Com 18,7 mil habitantes e 12,5 mil veículos, a cidade tem uma das maiores frotas do Estado. As duas ruas mais movimentadas do Centro são a Doutor João Carlos Machado e a Visconde do Rio Branco, por concentrarem a maior parte do comércio e serviços. No bairro Aimoré, a rua Presidente Vargas representa risco, pois a demarcação do estacionamento não comporta a largura dos caminhões.
Para o coordenador do Departamento de Trânsito de Arroio do Meio, Luiz Soares, os principais problemas são a deficiência de vagas de estacionamento no Centro e o mau uso delas. “Temos poucas vagas e ainda são usadas de forma indevida”, enfatizou Soares. O setor responsável busca medidas alternativas, principalmente definindo áreas de estacionamento de motos, na tentativa de evitar que as motos estacionem nas áreas dos automóveis.
“Quando um motociclista estaciona nas áreas dos automóveis ele, às vezes, ocupa o espaço de dois. Considerando que demarcamos um retângulo branco nas áreas dos carros, os motociclistas deveriam ter o bom censo de não estacionar nas vagas dos carros”, reforça Soares. O Departamento de Trânsito elabora estudos para a implantação do estacionamento rotativo pago.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) compartilha da ideia. Na visão da entidade, esta seria a melhor solução para os problemas de estacionamento na cidade. “Se houvesse uma conscientização, poderíamos ter o rotativo sem cobrança, como ocorre atualmente na rua coberta”, explica o presidente João Carlos Fuhr. O rotativo na rua coberta funciona, pois um fiscal controla o movimento. Houve tentativa de implantar o mesmo método na rua Doutor João Carlos Machado, mas a proposta não foi adiante.
Orientações a lojistas
A CDL envia aos associados anualmente um ofício solicitando que os veículos não sejam estacionados em frente aos estabelecimentos. A orientação é de que não sejam estacionados também em frente aos de outros comerciantes. A opção é de que as ruas transversais sejam utilizadas, dando livre fluxo aos clientes. “Assim vamos procurar oferecer sempre o melhor, além do atendimento e dos produtos e serviços ofertados, disponibilizando o espaço para quem vai dar lucro às empresas”, explica Fuhr.
A rua Presidente Vargas, no bairro Aimoré, apresenta problemas quando caminhões estão estacionados. A Administração Municipal iniciou conversações com as empresas que utilizam o estacionamento municipal nas imediações da rua Helmuth Kuhn, principalmente com a empresa BRFoods, no sentido da melhor utilização deste estacionamento.
No momento o Departamento de Trânsito está sinalizando as ruas próximas e definindo locais de proibição de estacionamento de caminhões, como próximo a escolas. O secretário de Planejamento, Henrique Meneghini disse que a rua Alagoas, no bairro Aimoré, foi incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do governo federal. A intenção é desafogar o fluxo da rua Presidente Vargas.